O papel do COBIT na governança de TI Por meio de seus processos e práticas, o COBIT conecta os processos e recursos de TI aos requisitos de negócio. Ou seja, ele está voltado para o controle da gestão interna da área de tecnologia da informação, que deve atender às estratégias de negócio.
ITIL e COBIT são frameworks utilizados por profissionais da tecnologia da informação para o gerenciamento de serviços de TI. Juntos eles fornecem orientação o bastante para governança e gerenciamento de serviços, sejam eles prestados internamente ou obtidos de terceiros.
O Controle de Objetivos para a Informação e Tecnologia Relacionadas (COBIT) é uma metodologia para a Governança de TI – um conjunto de práticas que gere os recursos e ferramentas da área. Ele é usado como um instrumento de suporte para gestores e garante a integridade dos sistemas de informação.
Governança de TI é o sistema de estruturas e processos para direção e controle dos sistemas de informação. GTI refere-se ao modo como uma empresa garante que sua estratégia e práticas de TI sejam utilizadas para apoiar a estratégia da organização e implementar práticas de informações.
Também conhecido como Information Technology Infrastructure Library, o ITIL é um conjunto de boas práticas operacionais que pode ser aplicado na gestão de TI de uma empresa. Ele envolverá rotinas que atingem a infraestrutura, a operação e a manutenção de serviços e equipamentos digitais.
O principal objetivo do ITIL é a melhoria da qualidade dos serviços de tecnologia da informação de uma empresa, por meio de uma gestão com foco no cliente. O trabalho será feito usando um conjunto abrangente de processos e procedimentos de governança, que são separados em disciplinas.
O ITIL v4 é última atualização da biblioteca de melhores práticas para tecnologia da informação, lançada em 2019 e que foca na transformação digital e no aumento de agilidade das empresas. ... Nesse sentido, grandes empresas utilizam o ITIL como um guia para melhorar continuamente o setor de tecnologia.
O COBIT funciona por meio da aplicação de diversas práticas de controle da informação, que vão desde o planejamento até o monitoramento de resultados. ... Também são estabelecidos os objetivos de controle, que devem ser específicos para as necessidades de cada empresa.
Podemos observar que mesmo sendo a versão 5 do COBIT a mais atual, a prova de certificação disponível é para o COBIT 4.1.
O COBIT 5 está baseado em 5 princípios que criam uma espécie de direcionamento para o sistema de governança e gestão utilizado dentro de uma organização. Os 5 princípios são. Princípio 01 - Atender as necessidades das partes interessadas; Princípio 02 - Cobrir a organização de ponta a ponta
Pontos principais do COBIT Os processos são organizados em domínios de acordo com seus objetivos ( Figura 3 ), mas os processos se comunicam entre si, atravessando as fronteiras dos domínios, uns gerando saídas que funcionam como entrada para os outros. Figura 3. Os domínios do COBIT
Tais elementos são denominados de “habilitadores” pelo COBIT. Os habilitadores são divididos nas seguintes categorias: processos, práticas, modelos, princípios, pessoas, informações, infraestrutura, aplicativos, estruturas organizacionais.
Qual é o processador mais moderno da Intel?
Qual o peso de um bolo para 50 pessoas?
O que acontece se lavar os cabelos todos os dias?
Qual a importância do planejamento da escola e do professor no processo de ensino e aprendizagem?
Quem foi Bertha Lutz e como ela lutou pelo feminismo no Brasil?
Quais os tipos de sons podem ser ouvidos na percussão?
O que é uma certidão negativa para registro de nascimento?
O que devo fazer para Deus restaurar meu casamento?
Quais exercícios evitar com hérnia de disco?
Qual a fruta que dá mais rápido?
Quando é necessário reconhecer firma?
Qual a maior pepita de ouro do mundo?
Como calcular a constante Ebulioscopica?
O que é bom para machucado que tá necrosado?
Porque o alternador faz barulho?