História da América Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
A mita (termo que provém da palavra que em quéchua significa turno) foi um sistema de trabalho existente na região conquistada pelo Império Espanhol na América do Sul, tendo sido aplicada na América Andina especialmente na região do Cerro Rico de Potosí (montanha rica de Potosí, em português atual Bolívia).
Na verdade, este regime trabalhista não foi criado pelos espanhóis, mas sim legado a eles pela própria cultura inca – império nativo que se estendia do extremo norte, o Equador e o sul da Colômbia, abrangendo o Peru, a Bolívia, chegando ao noroeste da Argentina e ao norte do Chile; sua capital era a atual cidade de ...
A encomienda e a mita foram as principais formas de exploração do trabalho indígena realizada pelos espanhóis, causando um grande número de mortos e a condenação de inúmeros clérigos e leigos à ação espanhola na América.
A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.
32 curiosidades que você vai gostar
A encomienda era uma instituição em vigor nos reinos de Castela e foi adaptada nas Índias (América). A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena.
O sistema de trabalho conhecido como mita era caracterizado pelo: Trabalho escravo de negros nas plantações de açúcar do Caribe. Trabalho forçado de índios e mestiços nas plantações de café da Colômbia. Trabalho forçado de índios nas minas de ouro e prata do Peru e Alto Peru.
A mita determinava que todo trabalhador inca deveria trabalhar para o estado por um determinado período no ano. Assim, quando o imperador convocasse, os trabalhadores eram levados para trabalhar nas obras públicas de construção de estradas, por exemplo.
Os filhos dos chapetones, que fossem fruto de duas pessoas brancas, eram chamados de criollos e possuiam uma condição econômica abastada e podiam ser comerciantes, também podiam possuir a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava.
O que acontece com superdosagem de zolpidem?
Quantos centímetros tem uma garrafa de whisky de 1 litro?
Qual a diferença das cores dos aditivos de radiador?
Quem faz transcrição de áudio?
Qual a altura das mulheres italianas?
Como deve ser a alimentação de quem tem gastrite?
Quando se tem que fazer reciclagem da CNH?
Como implantar um sistema de informação?
O que significa tatuagem congruência?
Quais são os tipos de metodologias?
Tem como corrigir a micropigmentação?
Quais elementos da cultura indígena influencia a população brasileira em geral?
Pode levar alimentos na bagagem despachada?