Cada uma das papilas tem uma sensibilidade maior para determinado sabor – salgado, doce, amargo e azedo. A interpretação do cérebro virá da quantidade combinada de estímulos que cada papila recebe.
Córtex: essa é a parte externa, conhecida popularmente por massa cinzenta. Essa região é responsável pela competência de pensar e interpretar o que é enviado pelos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato).
A língua é o órgão responsável pela percepção de gosto do nosso paladar. No entanto, diferente do que acreditávamos, não existe uma divisão das papilas gustativas que identificam cada gosto, chamado até então de mapa da língua, onde cada área delimitada identificava os gostos: doce, salgado, amargo, azedo e umami.
De acordo com os pesquisadores, cada uma das cerca de 8 mil papilas gustativas espalhadas pela língua seria capaz de sentir todas essas cinco categorias de sabores. A especialização, na realidade, ocorreria dentro das papilas, onde haveria cinco tipos de células diferentes capazes de detectar os cinco sabores.
O sabor é a sensação que os alimentos ou outras substân- cias produzem no gosto; é o resul- tado da integração multissensorial de três dos cinco sentidos: olfato, tato e paladar.
O sabor está na sua cabeça Este, por sua vez, registrava na memória o que havíamos acabado de saborear. No entanto, os experimentos realizados pelos cientistas apontaram que, na realidade, tudo parece indicar que a língua registra a presença de determinados compostos químicos, e é o cérebro que percebe o sabor.
O paladar é uma sensação química percebida por células específicas, as papilas gustatórias. Através delas conseguimos distinguir os sabores salgado, doce, amargo e azedo. A língua capta sensações relacionadas ao paladar, enviando-as ao cérebro.
O sentido do paladar, caracterizado como um sentido químico, ocorre através das papilas gustativas – onde estão presentes as células receptoras, estruturas localizadas na língua, no palato, na faringe, na epiglote e na faringe.
Todo gosto básico - doce, azedo, salgado, amargo e umami - é uma mensagem que nos diz algo sobre o que colocamos em nossa boca, para que possamos decidir se deve ser comido.
Pois é, a forma como o cérebro aprende também diz muito do estímulo que ele recebeu ao longo de seu desenvolvimento. Isso acontece porque quando uma criança, por exemplo, aprende desde cedo a lidar com suas ‘novas’ habilidades e a fazer um uso correto delas, o pequeno recebe o acompanhamento e a orientação de profissionais.
Resumindo, a chave para manter um cérebro jovem e saudável é a mesma que para o resto do corpo.
Como o cérebro pode ser estimulado? Sabia que existem maneiras de estimular esse importante órgão do corpo humano? Pois é, a forma como o cérebro aprende também diz muito do estímulo que ele recebeu ao longo de seu desenvolvimento.
Em artigos anteriores já mostramos aos leitores como e quais são as divisões do cérebro. Inclusive, o papel que cada um exerce. – Área occiptal: já a região occipital está relacionada a toda a habilidade visual, sendo o centro das percepções visuais para as tarefas do cotidiano.
Qual a cor do vômito de uma gravidez?
Quais são os pronomes definido?
Quais as provas admitidas no Processo Penal?
Qual a regra de ouro presente em todas as tradições religiosas?
Como aliviar dor no estômago causada por antibiótico?
Como fazer a arte de um carimbo?
É preciso tirar o útero quando se tem mioma?
Quantos copos de água para eliminar Coca-cola?
Quanto é o salário de um Gerente do Santander?
Tem como estudar de graça em Harvard?
Como é o cálculo do resgate de um PGBL?
Qual o símbolo que deve ser colocado na indicação de tolerância?
Precisa de disjuntor para ar condicionado?