Justamente porque o produto do trabalho humano (mais uma vez: a cultura se insere aqui) é transformado em mercadoria no processo de produção, não no consumo. É no processo de produção que a cultura se converte em mercadoria e perde sua essência, de maneira que agora seu valor de uso é subordinado ao seu valor de troca.
O que é a indústria cultural na sociologia A indústria cultural é um conceito que descreve o processo que torna a cultura uma mercadoria. Para isso, uma expressão cultural é retirada de seu contexto de origem para entrar na lógica industrial e do consumismo.
Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. ... A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.
Resposta: a cultura da mercadoria surge quando algo não possui significado cultural não possui algum valor sem ser o econômico aí determinado tipo de bem ou serviço e explorado economicamente e não ha nada de errado nisso inclusive é bom pois gera produção dê valor para outras pessoas é para os produtores também.
Resposta: Pela indústria cultural, o que aparece como cultura circula como mercadoria. Dessa forma, os produtos culturais nāo tem como ser cultura, uma vez que sāo produzidos e difundidos como se fossem mercadorias.
Adorno e Horkheimer adotaram a noção de fetichismo da mercadoria para a análise da arte e da cultura. Bens materiais e físicos não são idênticos aos simbólicos. Apesar de dominante, a indústria cultural não pode ser tomada como protótipo de toda análise da cultura.
O que são as indústrias culturais? ... Exemplos de indústrias culturais são a indústria discográfica, cinematográfica, editoriais, companhias de teatro… em que os bens ou serviços culturais que produzem são considerados principalmente com um critério industrial e comercial.
Assim, observam-se as transformações das paisagens que variam do natural ao cultural, carregando ambientes constitutivos de todas as sociedades capitalistas, mas com elementos culturais locais ou regionais, que denotam a singularidade dos lugares. Mas como podemos compreender o comportamento e as transformações da cultura na era da globalização?
O espaço geográfico encontra-se repleto de elementos próprios do processo de globalização, como as antenas de TV e celular, os meios de transporte cada vez mais modernizados, os cabos de fibra óptica, as redes (que nem sempre são visíveis, mas se fazem presentes no espaço), entre outros elementos. Isso também acontece com a cultura.
Entenda e conheça as quatro fases da globalização e compreenda como esse processo consolidou-se no espaço geográfico ao longo da história! Aprenda a definição do termo indústria cultural, de acordo com a Escola de Frankfurt. Saiba o que é cultura de massa e como os estudos dessa área ocorrem atualmente.
Isso também acontece com a cultura. O espaço geográfico constrói suas bases em inúmeros campos e configurações (economia, política, sociedade, educação), de modo que a cultura encontra-se plenamente inserida nesse contexto.
Como colocar mês na planilha do Excel?
Como aumentar a biblioteca do Archicad?
Como poupar dinheiro em 3 meses?
Como iniciar um parágrafo com citação?
Como começar uma conversa com seu filho?
Como baixar e instalar o ZSNES?
Como unir duas polilinhas no AutoCAD?
Como saber o dia do aniversário do gato?
Como se lê cartas de baralho comum?
Porque o disjuntor do chuveiro fica caindo?
Como saber a data da concepção pela data de nascimento?
Como saber qual dia o lixeiro passa?
Como saber seu biotipo pelo punho?
Como configurar uma porta SERIAL para USB?
Como saber quando é o quinto dia útil?