Quando inalamos um aroma de óleos essenciais, os receptores do nariz enviam mensagem para o sistema límbico do cérebro. Além de atuar no nosso humor e no estado emocional, esse processo também pode causar efeitos fisiológicos no corpo.
Quando aplicado na pele, as propriedades do óleo essencial já podem ser encontradas dentro do nosso sangue 2 minutos após o início da aplicação. Após 20 minutos de aplicação ou inalação, todas as células do seu corpo inteiro já estarão sobre o efeito do óleo essencial.
O mecanismo de ação da aromaterapia envolve a integração dos óleos essenciais em um sinal biológico de células receptoras no nariz quando inalados. Esse sinal é transmitido para a parte límbica do cérebro e para o hipotálamo através do bulbo olfatório.
A maioria dos componentes de um óleo essencial é lipossolúvel, o que facilita a penetração do óleo pelo organismo. Uma vez absorvidos pela epiderme, os óleos são gradualmente liberados para a derme. Na derme, as moléculas de óleo essencial penetram nos vasos sanguíneos, sendo então, transportados para todo o organismo.
Inalação. A utilização dos óleos essenciais por intermédio da inalação também traz inúmeros benefícios. Essa forma de absorção é responsável por beneficiar a memória, o sistema endócrino (de hormônios) e as emoções por meio do sistema olfativo, além de tratar sinusite, rinite, laringite, bronquite e pneumonia.
30 curiosidades que você vai gostar
Os óleos essenciais possuem uma ampla gama de propriedades curativas, podendo ser utilizados de forma eficaz para manter a saúde, estimulando a regeneração celular, aliviando dores, equilibrando as disfunções emocionais, e combatendo bactérias, fungos e outras formas de infecções.
Entre seus muitos benefícios, os feitos terapêuticos da Aromaterapia podem auxiliar na promoção do relaxamento, redução de dores e fadigas musculares, no controle do estresse e da ansiedade, no tratamento de problemas respiratórios, no estímulo da memória e da concentração, na potencialização das defesas naturais do ...
Dentre os melhores óleos essenciais utilizados para dormir melhor, estão:Ylang Ylang. Composto pela flor de mesmo nome, essa essência auxilia no tratamento e controle da insônia, do estresse, além de outras questões emocionais (como a depressão e a ansiedade).Lavanda. ... Bergamota. ... Pimenta-hortelã
Dica: Para ajudar o sistema nervoso com óleo de lavanda, utilize-o via inalação das seguintes maneiras: em difusores elétricos ou inalando diretamente no vidrinho ou em um pano embebido com algumas gotas ou então aplique-o topicamente (2 gotas) nas têmporas e punhos.
Como são classificadas as algas?
Como selecionar todos os slides de uma vez?
Como podem ser classificadas as biomoléculas?
Como selecionar todo o texto no Writer?
Como fazer a leitura do capacitor de poliéster?
Como configurar Google Maps caminho mais curto?
Como eram os direitos dos trabalhadores antigamente?
Como usar o teclado para selecionar?
Como podem ser classificadas as orações coordenadas?
Que EPI deve ser utilizado em atividade de corte?
Quais são os seres que não são formados por células?
Como selecionar quem pode ver suas fotos no Instagram?
Como fazer referência de uma tabela no Word?
Quem escolhe os EPIs adequados?
O que é um console de video game?
Como selecionar todos os objetos de uma Cor no Corel?
Qual são os elementos visuais?