Em linhas gerais age reduzindo a quantidade dos elementos nocivos, aumentando o nível de Cálcio e Magnésio, tornando assim o solo mais aerado, permitindo maior circulação de água e melhor desenvolvimento das raízes e, em consequência, proporcionando o aumento da atividade dos microrganismos fazendo com que a adubação ...
A calagem (aplicação de calcário na preparação do solo) é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo. O calcário tem com o objetivo elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralizar o alumínio e corrigir o pH. ... Para uma boa incorporação e homogeneização ela deve ser feita no preparo do solo.
No caso de outros corretivos da acidez de solo, que não o calcário, como a cal virgem (CaO), cal hidratada Ca (OH)2, calcário calcinado, etc., que são quimicamente bases fortes, o mecanismo de neutralização da acidez do solo baseia-se na reação da hidroxila (OPH-) com o (H+) da solução do solo.
Aumenta a disponibilidade de fósforo; Redução da toxidez de alumínio e manganês; Aumenta a mineralização da matéria orgânica; Nas propriedades físicas do solo, aumenta a agregação, podendo reduzir a compactação.
A acidez do solo tem origem nas rochas que formam o solo, na interação do solo com o clima - principalmente em áreas onde a pluviosidade é elevada-, na absorção dos sais alcalinos pelas plantas cultivadas ou na reação de ácida de certos produtos utilizados na fertilização do solo.
Os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na ...
O calcário é composto no geral de 50% ou mais de calcita e aragonita (ambos CaCO3).
O Gesso substitui o Calcário. O principal papel do gesso é complexar o alumínio tóxico, principalmente aquele localizado em profundidades que o calcário tem dificuldade de atingir, por ser de baixa solubilidade. O gesso pode, ainda, servir como fonte de cálcio e enxofre.
De acordo com Brady (2009), a acidez do solo pode ser dividida duas fases, a líquida, correspondente a acidez ativa do solo, e a fase sólida, sendo essa a acidez potencial.
Apesar de reagir com a acidez ativa, o calcário acaba atuando também na acidez não trocável do solo, devido ao equilíbrio entre as fases líquidas e sólidas.
Quando aplicamos calcário no solo, ocorrem várias reações para a redução da acidez no solo. Veja resumidamente o que ocorre, de acordo com Vitti e Priori: 1- Calcário em contato com a água (umidade do solo) forma íons no solo de cálcio e magnésio (dependendo do tipo de calcário) e ânions HCO–3 OH–
Esse excesso de calcário no solo pode ser chamado de super calagem. Por isso, utilizar o calcário na quantidade recomendada através da análise de solo é essencial. Como mencionei anteriormente, o pH ideal é entre 5,5 a 7 (dependendo da cultura).
Como alargar o sapato de couro?
Como enviar um vídeo grande de um celular para outro?
Quem interpretará o Cavaleiro da Lua?
Quais são as teorias da gestão de pessoas?
Quem faz a voz do Capitão América?
Como calcular o valor de uma diária de trabalho?
O que é intransitivo transitivo direto e transitivo indireto?
Quem tem pancreatite pode tomar café?
Quanto tempo cha de sene faz efeito?
Quais são os direitos dos animais?
Qual é o bairro mais violento de SP?
Qual vai ser o valor do salário comercial?
O que é o princípio da reversibilidade da luz?
Como recuperar imagens e vídeos apagados do WhatsApp?
Tem que juntar procuração no agravo de instrumento?