Para o pintor russo Vassíli Kandínski, sim. Boa parte de sua obra foi inspirada pela música, e ele próprio acreditava que as cores combinadas formavam “acordes visuais”. “Nossa capacidade de escutar as cores é tão precisa… As cores são um meio de exercer uma influência direta na alma.
Wassily Kandinsky
O exemplo mais claro de toda a história da música em termos de sua relação com a pintura é o nascimento da abstração nas mãos do pintor russo Wassily Kandinsky (1866-1944) e do atonalismo nas mãos do compositor austríaco Arnold Schoenberg (1874-1951).
O entrelace entre música e artes visuais ocorre com maior frequência e propriedade no campo da inspiração, dentro dos processos de criação.
Picasso também demonstrou toda sensibilidade através da cor, quando passou pelas fases azul e rosa (Figuras, 16, 17). Para esses artistas, a cor tinha uma simbologia própria e significativa emocional.
Em parceria com a ilustradora Alice Ninni, além de Alberto Filippini e Luca Cattaneo da Lab, criou um vídeo de um gênero batizado de “pintura musical”, em que a partitura de uma canção traz narrativas ilustradas. O vídeo foi feito em uma única tomada de 15 horas de duração, com 12 metros de folhas de papel pintadas.
Quantos anos tem Charles Manson?
O que é latitude longitude e altitude?
Quais são os dispositivos considerados memórias secundárias?
São exemplos de instituições financeiras privadas?
Quantos dias posso dar dipirona para cachorro?
Qual o ciclo biológico da esquistossomose?
O que é cicatrização de terceira intenção?
O que é pensamento estratégico?
Com quanto tempo posso fazer teste de gravidez?
Quanto tempo dura o bronzeado?
Onde fica localizada a prolactina?