Para os comportamentalistas a aprendizagem é refletida através do comportamento e se desenvolve por meio de estímulos e respostas. ... O aluno se mostra mais passivo e está sujeito aos métodos, aos estímulos e reforços advindos do ambiente.
Abordagem Comportamentalista A Abordagem Comportamentalista do Ensino é caracterizada pela ênfase dada ao objeto. O aluno, ao ser encarado como um simples produto do meio, passa a ser passível de manipulação. Esta se dá por meio da educação , executada pelo professor.
O movimento comportamentalista foi fundado pelo psicólogo John B. Watson. O principal objetivo do método de ensino comportamental é modificar comportamentos que possam ser prejudiciais e promover a aquisição de novos, positivos para o aluno e a sociedade em geral.
A abordagem comportamental é um movimento que defende que desenvolvemos habilidades de acordo com o ambiente em que vivemos. Esse tipo de estudo afirma que reagimos diretamente diante da forma como somos estimulados pelo ambiente externo. Ou seja, nosso comportamento depende diretamente de um estímulo de fora.
A Teoria que também é chamada de Behaviorista devido à influência de tal escola psicológica, possui três características centrais: 1 – Grande ênfase nas pessoas; 2 – Preocupação com o comportamento organizacional e com os processos de trabalho; 3 – O estudo do comportamento humano.
A abordagem cognitiva procura explicar a criatividade a partir dos fenômenos relacionados à forma como apreendemos o mundo. É uma abordagem multidisciplinar, resultado das mais recentes pesquisas relacionadas a diversas áreas (neurociências, psicologia, pedagogia, física e várias outras).
Na abordagem comportamentalista a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento. Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado. O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levam a competência.
Na abordagem comportamentalista o professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.
Para os comportamentalistas, embora haja um maior requinte e complexidade no comportamento do homem em relação ao comportamento animal, ambos podem ser explicados pelos mesmos princípios. Desta forma, o objeto de pesquisa do comportamentalismo é o comportamento, humano e animal.
Estas consequências são chamadas pelos comportamentalistas de reforçadores e esses modelam o comportamento dos indivíduos, criando os hábitos. Segundo Skinner, grande parte do comportamento humano é aprendido por condicionamento operante. A birra de uma criança, por exemplo, segundo os comportamentalistas, é um comportamento aprendido.
Cabe aos comportamentalistas descobrir quais são os estímulos que provocam determinado comportamento. Para os estudiosos desta abordagem o comportamento – animal ou humano - é sempre uma adaptação aos estímulos, às alterações que se processam no ambiente. Então, qual seria o papel da aprendizagem para esta abordagem?
Como saber se um programa está sendo bloqueado pelo Firewall?
O que é averbação do contrato?
Como saber se o ferimento está infeccionado?
Qual a melhor forma de revisar o conteúdo?
Como organizar a contabilidade de uma pequena empresa?
Como organizar a rotina na Educação Infantil nova escola?
Como se organiza a bibliografia?
Como organizar a rotina de uma diarista?
O que significa a frase exclamativa?
Como saber se a equação é de primeiro ou segundo grau?
Como saber se a função do segundo grau é crescente ou decrescente?
Como consultar a inscrição estadual de uma empresa?