O esôfago é um órgão em forma de tubo, com paredes flexíveis e que mede aproximadamente 25 centímetros de comprimento. Em sua parede superior, ele se comunica com a faringe; em sua parte inferior, comunica-se com o estômago. Por meio de movimentos peristálticos, o esôfago empurra o alimento para o estômago.
O quimo é uma massa formada no estômago, um órgão alargado que se localiza logo abaixo do esôfago. É no estômago que o alimento – chamado nesse estágio de bolo alimentar – é submetido à ação do suco gástrico, composto por, entre outras substâncias, enzimas, água, sais minerais e ácido clorídrico.
No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.
Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.
→ Estômago No estômago observa-se a liberação de uma substância denominada suco gástrico. O suco gástrico apresenta dois componentes principais: o ácido clorídrico e a pepsina. O ácido clorídrico ajuda a desdobrar as proteínas do alimento, facilitando a ação das enzimas.
Do estômago, o quimo passa para o intestino delgado Empurrado pelos movimentos musculares da parede intestinal, e já tendo recebido a bílis (produzida pelo fígado), o suco pancreático (produzido pelo pâncreas) e o suco intestinal (produzido pelas glândulas intestinais), o quimo, se transforma em quilo, o bolo alimentar ...
Durante o processo de digestão, o quimo e o quilo são formados pela ação de várias enzimas presentes no estômago e no intestino delgado.
Na digestão, em seu processo mecânico, os alimentos são mastigados e reduzidos a pedaços bem pequenos, com o auxilio dos dentes e da língua. O contato dos alimentos com a saliva facilita sua passagem pelo tubo digestivo. Após a mastigação e a salivação forma-se o bolo alimentar que é deglutido.
Em sua parede superior, ele se comunica com a faringe; em sua parte inferior, comunica-se com o estômago. Por meio de movimentos peristálticos, o esôfago empurra o alimento para o estômago.
Algumas doenças podem ser muito comuns no esôfago como por exemplo: Pirose (queimação) – sensação de queimadura do estômago que pode chegar até o pescoço, geralmente está relacionado a alimentos e a posição em que se está alimentando (quando deitado costuma piorar), a maioria das vezes essa queimação é causada pelo refluxo gastro-esofágico .
Passando pela boca a comida cai num tubo chamado esôfago e aí sim ela chega ao estômago, que é um lugar parecido com um saquinho. Ele produz algumas substâncias, que também são enzimas, que quebram o alimento (as proteínas, os carboidratos) em moléculas ainda menores.
Leia mais: Sistema digestório – garante que o organismo consiga tirar dos alimentos os nutrientes necessários O esôfago é um órgão do sistema digestório que apresenta cerca de 25 centímetros e conecta a faringe ao estômago. É um tubo musculoso que apresenta sua mucosa revestida por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado.
Como saber se sou uma pessoa dominante?
Como saber se os megas estão chegando?
Quanto tempo demora uma Atermação?
O que é a cadeia respiratória ou cadeia transportadora de elétrons?
Como a empresa tem acesso a carteira de trabalho digital?
Como referenciar revistas ABNT?
Como funciona a modalidade de licitação Carta Convite?
Qual a diferença entre transmutação artificial?
Como referenciar um seminário ABNT?
Como referenciar imagem de livro?
Como referenciar palestra online ABNT?
Como referenciar site da Prefeitura ABNT?
Como recusar um convite para ser madrinha de batismo?
Como citar documento não paginado?
Como saber se o adaptador de Bluetooth está funcionando?
Como saber se um e-mail do UOL foi lido?