Os nervos transportam mensagens dos órgãos dos sentidos para o cérebro, e também instruções do cérebro para outras partes do corpo. O cérebro funciona como uma rede telefônica complicada, mas muito compacta, com um complexo fluxo de mensagens que chegam, são selecionadas e depois dirigidas a seu destino apropriado.
O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.
A luz forma imagens nos fotorreceptores da retina, dentro de cada olho, e a informação é levada ao cérebro pelos nervos ópticos. A visão não é um sentido por si só, mas um aglomerado de mais de um deles, pois há mais de um receptor para mais de uma informação.
Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivência e integração com o ambiente em que vivemos. Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estímulos diversos.
Em outras palavras, o sistema nervoso comanda as ações do organismo, como a respiração, os batimentos cardíacos ou a digestão de alimentos, entre outros. Também é ele que faz com que o corpo reaja a estímulos externos, como cheiros, sons ou imagens, por exemplo.
Audição: Sentido relacionado com a captação e percepção das ondas sonoras. Os receptores sensoriais desse sentido estão localizados em uma região da orelha denominada de cóclea. Esses receptores são do tipo mecanorreceptores. ... Existem diferentes receptores, cada um relacionado com um tipo de estímulo tátil diferente.
Esses estímulos são captados através de células altamente especializadas, chamadas de células sensoriais; ou através de simples terminações nervosas dos neurônios. Essas células ou terminações nervosas podem ser encontradas espalhadas pelo corpo e nos órgãos dos sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição), formando o sistema sensorial.
Certos receptores são sensíveis a certos tipos de estímulos (por exemplo, diferentes mecanorreceptores respondem melhor a diferentes tipos de estímulos tácteis, como objetos nítidos ou contundentes). Os receptores enviam impulsos em certos padrões para enviar informações sobre a intensidade de um estímulo (por exemplo, como um som é alto).
Continue lendo para conhecer as partes do cérebro e suas funções. Partes do cérebro: hemisférios cerebrais. A função do hemisfério direito do cérebro é regular as percepções sensoriais e as funções motoras do lado esquerdo do organismo. Ele também é responsável pela imaginação e pela criatividade.
As células sensoriais que são capazes de captar os estímulos do interior do nosso corpo são chamadas de: quimiorreceptores fotorreceptores e quimiorreceptores
Quais os três aspectos subjetivos que compõem A qualidade de vida?
Quais os melhores cursos para fazer em 2021?
O que servir no jantar de casamento simples e barato?
O que são técnicas de arquivamento?
Porque duque e duquesa de Cambridge?
Que tipo de exame se faz para saber se tem HPV?
O que é a topografia do Brasil?
Em que os negros trabalhavam aqui?
Qual é o paraíso astral de Gêmeos?
É possível nascer sem coração?
Para que serve a nitroglicerina na UTI?
Quais as características de um ensino tradicional?
O que são as regras de trato social?
Qual palavra pode substituir a palavra expressão?
Quais são os pontos colaterais Quais são eles?
O que fazer quando o couro desbota?
Quem ganhou a Primeira Guerra Mundial Tríplice Entente ou tríplice aliança?
Quando é devido o adicional de transferência e seu percentual?