Como nos relacionamos com o tempo, esse compositor de destinos? Na Grécia antiga, acredita-se que Cronos (Kronos ou Chronos), o senhor do tempo, teria surgido no princípio de tudo e encontrado Ananke, deusa do destino. De acordo com a mitologia, os dois deuses uniram-se e passaram reger tudo o que conhecemos.
Kairós (em grego: καιρός, "o momento oportuno", "certo" ou "supremo"), na mitologia grega, é o deus do tempo oportuno.
Como revela a música de Caetano Veloso o tempo é compositor de destinos. O tempo é, sem dúvida alguma, um dos bens imateriais mais caros ao mundo atual justamente por ser irrecuperável e inelástico e sua perda/desperdício traz mácula ao direito da personalidade.
Resposta ao Tempo, “canção-prece” de Cristovão Bastos e Aldir Blanc.
Cronos
Cronos é o deus do tempo quantitativo, sequencial, ritmado. Kairós, por sua vez, é o deus do tempo qualitativo, do momento oportuno. O contraste das imagens desses deuses é esclarecedor. Cronos muitas vezes é representado como um senhor sentado, marcando o ritmo do tempo.
Caetano Veloso A Outra Banda da Terra Oração Ao Tempo/Artistas
O que usaremos pra isso, fica guardado em sigilo. Tempo Tempo Tempo Tempo. Apenas contigo e migo. Tempo Tempo Tempo Tempo.
Compositor (feminino: compositora) é um profissional que escreve música. Normalmente o termo se refere a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permita a sua execução por outros músicos.
Cronos era o deus do tempo, sobretudo quando visto em seu aspecto destrutivo, o tempo inexpugnável que rege os destinos e a tudo pode devorar. O titã Cronos serviu de inspiração para a antiga seita órfica criar a figura de Chronos, a quem chamavam de o "deus primordial do tempo".
Tânatos
Na mitologia grega, Tânatos tem uma família muito especial. É filho da Noite. E irmão gêmeo de Hipnos, o deus do sono.
Seduzidos por tudo isso, tratamos de encaixar um volume enorme de afazeres nas nossas agendas. É assim que o tempo passa sem que a gente veja. Mesmo que no começo da pandemia os relógios tenham aparentado uma redução em seu ritmo, com a vida dentro de casa se tornando mais arrastada, é surpreendente como o ano já passou da metade.
Há uma correlação direta entre a ação desses neurotransmissores e nossa percepção da passagem do tempo", ensina Caetano. Mas nada interfere tanto na percepção do tempo como as nossas emoções. Quando o relógio não anda em sintonia com o que estamos sentindo no momento, ele pode parecer apressado ou lento.
"O tempo absoluto, verdadeiro e matemático, por si mesmo e por sua própria natureza, flui igualmente sem relação com nada de externo, e com outro nome, é chamado de duração", disse Isaac Newton séculos atrás. Então por que tantas pessoas sentem que ele tem andado mais rápido? E porque, em alguns momentos, ele parece estar parado?
Como funciona a persiana romana?
Como funciona a cobrança automática no pedágio?
Quando ocorre a formação do disco embrionário Bilaminar?
Como se originou as práticas corporais de aventuras?
Qual é a origem da língua inglesa no Brasil?
Como funciona carta de crédito multimarcas?
Como se organizou a sociedade romana e sua formação?
Quanto tempo existe a raça pug?
Qual é a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon?
Como se originou o nome jogo da velha?