A teoria é a forma como o conhecimento se apresenta articulando-se sistematicamente em graus e especificidades, disposto a explicar ou ilustrar ações práticas; enquanto a prática é a constituição da teoria, formulada em ações concretas, podendo ser modificada e modificar as teorias.
A teoria é essencial para compreender a realidade que está inserida, mas essa compreensão se dará mediante a prática em sala de aula, quando o profissional irá confirmar de fato como acontecem as relações de ensino aprendizagem na escola.
Prática é a realização de uma teoria concreta; tudo o que se consegue realizar, executar, fazer; realização do que foi planejado; realização costumeira, cotidiana de algo. Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática.
Como aliar teoria e prática na EAD?
Na prática, há.” Essa é uma entre as diversas discussões do curso 'O Processo Criativo' O professor Charles Watson, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2014, dá continuidade ao segundo semestre do curso “O Processo Criativo”, no Parque Lage.
A partir do antagonismo de classes e da práxis, enquanto conceitos sociológicos segundo a perspectiva crítica, a teoria e prática são indissociáveis, a ação e a reflexão, a prática é objeto de estudo e de formulações e a teoria se aplica na prática, estabelecendo a relação ação/reflexão – reflexão/ação.
Na prática, há.” Essa é uma entre as diversas discussões do curso 'O Processo Criativo'
Trata-se de uma reflexão a partir de uma pesquisa realizada com educadores sobre a articulação entre a teoria e a prática no desenvolvimento das aulas de estágio supervisionado.
Significado de Prática Tudo o que se consegue realizar, executar, fazer; exercício. Realização do que se planejou; aplicação: prática de crime. Realização costumeira, cotidiana de algo: prática de exercícios.
Nesse sentido, a práxis é uma atividade conscientemente orientada, o que implica não apenas as dimensões objetivas, mas também subjetivas da atividade. ... Se a atividade prática por si só não é práxis, tampouco a atividade teórica, por si só, é práxis.
A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. O educador somente poderá ensinar quando aprender e, para isso, é preciso ter conhecimento, que é adquirido com diálogo, troca de experiências e pesquisa científica.
A legislação se propõe a explicar as circunstâncias da teoria e da prática. Com isso, depois da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB 9394/96, foram propostos muitos esclarecimentos para os termos “prática de ensino”, “prática”, “estágio supervisionado” “teoria”.
Ao analisarmos as práticas pedagógicas, cabe-nos inquietarmos com a dicotomia que existe entre a teoria e a prática, como se elas não fossem as duas faces de uma mesma moeda. Constatamos, através de estudos feitos que, a formação docente é construída historicamente antes e durante o caminho profissional do docente, e que, se faz também no social.
Mediante esta afirmação fica claro que, a teoria tem importância fundamental, pois ao nos apropriarmos de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano.
Qual o pior crime que se pode cometer?
Qual vídeo game mais vendido 2021?
O que significa mancha roxa embaixo das axilas?
O que é liquidez e certeza do título executivo?
Como saber se estou com vergonha?
Qual foi a primeira igreja do mundo?
Qual a plataforma que mais vende na internet?
Como provocar a Crush pelo Whatsapp?
Quem inventou o violão de 7 cordas?
Como esterilizar material odontológico em estufa?
Qual o melhor antibiótico para sífilis?
Qual a porcentagem certa para carregar o celular?