Instalação do freio e substituição das sapatas
Para substituir o cabo: 1) Solte o parafuso de fixação do cabo com uma allen 5 (FOTO 2). Retire o terminal do cabo usando um alicate. 2) Retire os conduítes e o cabo com cuidado para não perder os o'rings de proteção ou outros componentes do cabo. 3) Desencaixe e retire o cabo do manete.
Enquanto você aperta a sapata contra o aro, aperte o parafuso de fixação do suporte da sapata. Solte o parafuso de fixação do cabo, mova o corpo do freio para que a folga seja de 2 – 3 mm, e depois prenda o cabo de freio interno. Ajuste o cano flexível para que ele toque o corpo do freio cantilever.
O freio V-Brake funciona a partir de um princípio de alavanca. O cabo que sai das manetes ativa lateralmente um mecanismo que puxa simultaneamente ambos os braços das pastilhas de freio, pressionando o aro e proporcionando a frenagem.
Você poderá fazer a regulagem da tensão do cabo. Para isso, a alavanca de abertura da pinça (usada para retirar e colocar a roda na bike) deve estar na posição fechada. Gire o “barril” de regulagem de tensão do cabo de modo que a ferradura consiga apertar as sapatas contra o aro de maneira eficiente.
AJUSTE DOS BRAÇOS DO FREIO Primeiramente, os braços do V-brake devem estar simétricos e alinhados. Para fazer essa regulagem, deve-se regular os parafusos que fazem o ajuste de pressão das molas. Quanto mais se aperta o parafuso, mais pressão a mola vai ter. O ideal é manter a pressão do parafuso dos dois braços igual.
Como regra geral, os freios a disco mecânicos para as chamadas bicicletas de montanha e híbridas são compatíveis com as alavancas de freio em V, enquanto os freios a disco mecânicos destinados a bicicletas com “barra de queda” são compatíveis com a tração do cabo de projetos de freio mais antigos (cantilever, pinça e freio em U).
Os cabos do freio e a carcaça do freio. O cabo é o cabo de aço enrolado que se move quando você aperta a alavanca. A carcaça do freio pode ser de várias cores, mas quase sempre é revestida de borracha e passa o cabo por ela. Verifique se há ferrugem, desgaste ou dobras no cabo e substitua-o, se necessário.
Os freios V-brake são componentes confiáveis e eficientes quando bem regulados, e dão conta do recado equipando bikes de passeio ou competição. O que diferencia um V-brake de um freio a disco é a velocidade de resposta e a possibilidade de andar com os aros desalinhados.
O berço no braço do freio esquerdo está lá para segurar o macarrão do freio. Se o macarrão ou o suporte dos freios em V estiverem dobrados, seu freio poderá não funcionar corretamente. Revise também as pastilhas de freio. A maneira mais fácil de fazer isso é remover a roda.
Quem tem hanseníase pode namorar?
Quantos dias tenho para pagar o cheque especial do Banco do Brasil?
Quais são as substâncias poluentes?
Qual é a princesa mais corajosa da Disney?
Quando alegar exceção de incompetência?
O que faz a faculdade de estética?
Quantos Libertadores o Palmeiras tem?
Quais são os autores da segunda fase do Modernismo?
Quais são os tipos de plano de saúde da assim?
O que fazer quando o cheque volta por motivo 22?
Quando vai acabar a escassez de chip?
O que é bom para o couro cabeludo irritado?
Como achar rede social pelo número?
O que são consideradas mortes naturais?
Quanto tempo dura o curso de socorrista APH?
Quem foi o autor do primeiro Evangelho?