A medida consiste na aplicação de frio nos músculos para retardar os reflexos que provocam a contração. Também é possível a aplicação de calor, que reduz a dor pelo relaxamento temporário do músculo. Já a cinesioterapia se vale de exercícios ou do uso de órteses na reeducação dos movimentos.
Para isso, o médico pode indicar o uso de medicamentos relaxantes musculares que podem ser usados por via oral ou diretamente no líquido cefalorraquidiano. Além disso, a toxina botulínica pode ser usada para aliviar a hipertonia em uma área específica do corpo porque seus efeitos são locais, e não em todo o corpo.
Hipertonia é o aumento do tônus muscular normal, comum nos músculos dos membros superiores e inferiores de bebês .
Fisioterapia. A fisioterapia regular é importante melhorar o tom de músculo e impedir contracções. A fisioterapia aponta melhorar a postura, e a coordenação e reforçar os músculos em torno das junções dos membros para fornecer mais estabilidade e apoio. Os exercícios regulares são prescritos com esta finalidade.
A administração intra-muscular electiva de toxina Botulínica é a terapêutica de eleição em doentes com espasticidade focal ou regional em que os músculos a tratar e a posologia são selecionados após avaliação do doente e identificação dos objetivos do tratamento.
A morfina pode ser utilizada por via intratecal para o tratamento da espasticidade. Promove a inibição dos reflexos polissinápticos da medula espinhal, através da ação em receptores opióides. A possibilidade de provocar o desenvolvimento de tolerância e dependência reduz sobremaneira a sua utilização8,13.
Espasticidade é um distúrbio motor caracterizado pelo aumento do tônus muscular, dependente da velocidade, associado à exacerbação do reflexo miotático1.
Na hipertonia plástica, o membro do corpo afetado mantém sua posição natural, mas, ao ser mobilizado, sofre resistência cada vez mais intensa até que o músculo cede e permite a mobilização. Esse tipo de hipertonia é bastante comum em algumas patologias, entre elas o mal de Parkinson.
No caso da hipertonia atingir as pernas, por exemplo, a caminhada pode ficar rígida e a pessoa pode cair, já que nesses casos é difícil para o corpo reagir com rapidez suficiente para recuperar o equilíbrio. Além disso, outros sinais e sintomas de hipertonia são:
Essa situação acontece principalmente devido a lesões nos neurônios motores superiores que pode acontecer como consequência da doença de Parkinson, lesões na medula espinhal, doenças metabólicas e paralisia cerebral, que é a principal causa de hipertonia nas crianças.
Além disso, a toxina botulínica pode ser usada para aliviar a hipertonia em uma área específica do corpo porque seus efeitos são locais, e não em todo o corpo. É importante também que seja realizada fisioterapia e terapia ocupacional para estimular os movimentos e evitar a resistência, além de ajudar no fortalecimento muscular.
Há diversos tipos de terapia para a hipotonia, estes inclui a fisioterapia, terapia ocupacional e assim por diante. (1-4) A fisioterapia regular é importante melhorar o tom de músculo e impedir contracções.
Como usar Vick Vaporub para falta de ar?
Como acessar VPN e internet ao mesmo tempo?
Como usar VPN para acesso remoto?
Como é que se joga o jogo paciência?
Como saber se a acidose e mista?
Como ligar um forno de um fogão automático?
O que vai acontecer com Teresa Cristina na novela das 9 horas?
Qual é a importância do Excel na vida profissional?
Como Geralt de Rivia virou bruxo?
Como se livrar dos vícios emocionais?
Como a Rússia derrotou o exército de Napoleão?