Para conseguir um ovo de qualidade é necessário que as galinhas tenham a quantidade necessária de cálcio. Se elas não o consumirem, utilizarão o cálcio de suas pernas e de seus ossos, o que as debilitará e também fará com que os ovos sejam de natureza inferior. Além disso, o período produtivo será menor.
Para melhorar a qualidade da casca e prevenir problemas de calcificação é de suma importância que as aves iniciem a postura com uma reserva de cálcio adequada, o que exige uma medula óssea bem formada. O cálcio da medula óssea está sempre disponível para a formação da casca.
Os ovos de casca fina, porosos ou moles podem ser causados por inúmeros fatores, como: genética, idade, temperatura ambiental, água com salinidade excessiva, horário de produção, problemas nutricionais, doenças infecciosas, micotoxinas e outros. Aves stressadas aumentam o número de ovos trincados no útero.
“Não existe diferença entre o ovo branco e o ovo vermelho, o valor nutritivo dos dois é o mesmo. A única diferença nutritiva está entre ovo de granja e o ovo caipira”, afirma. Segundo os avicultores, a linhagem das galinhas é o que faz com que as cores sejam distintas.
Os ovos incubáveis de boa qualidade têm a extremidade larga contendo uma pequena câmara de ar e uma extremidade fina claramente identificável. Ovos anormais ou deformados significam imaturidade da glândula da casca, reprodutoras jovens, doenças, stress e superpopulação no lote.
Mas eles devem ser previamente limpos. O processo de fumigação dos ovos pode ser feito com formaldeído em pó, ou com o mesmo produto em estado líquido associado a permanganato de potássio.
Os ovos sem casca ou com a casca mole podem ser consumidos como alimento.
A principal função biológica da casca do ovo é a de formar uma câmara para o desenvolvimento embrionário. ... De acordo com especialistas, a deposição e formação da casca é um processo biológico dinâmico, concluído cerca de 20 horas após o ovo atingir o útero da ave.
Linhagens comerciais são geneticamente selecionados com base em % postura e qualidade dos ovos, de modo que já vêm acompanhadas por melhorias na qualidade da casca.
Como medir a qualidade dos ovos incubáveis? A qualidade de um ovo incubável é medida pelo tamanho ou peso que ele apresenta. Aspectos visuais também são relevantes — a casca, por exemplo, não pode apresentar defeitos, partes trincadas e ondulações.
Desde 1949 se vem realizando o controle da qualidade manual por ovoscopia, já que é uma técnica não invasiva que permite comprovar as características externas e internas do ovo, podendo-se detectar defeitos na gema, albúmen e na casca.
Na parte interna do ovo, que constitui entre 88-91% do seu peso, é composta por gema e albúmen, sendo a proporção destes componentes um fator importante para a indústria alimentar. Composição: proteína (ovoalbúmina, ovotransferrina, ovomucina y lisozima) e água.
Como fazer análise de texto acadêmico?
O que fazer para perder barriga em 30 dias?
O que é a impugnação ao cumprimento de sentença?
Como era o nome é quem inventou as canetas mais antigas que existem?
Qual melhor antibiótico para pele?
Qual a casa real mais antiga da Europa?
Quantas calorias tem uma lata de Heineken 350 ml?
Porque o AVC é uma doença perigosa e silenciosa?
Quanto posso deixar de beiral na laje?
Como me inscrever no auxílio emergencial 2022?
O que é substantivo próprio 5 ano?
Quem ajuda Harry a achar a espada?
Como dormir rápido quando não está com sono?
Qual é a melhor Armadura de Ouro?