Na superfície terrestre, podemos usar a equação simplificada Fgrav = mg para calcular a força da gravidade. Se quiser uma aproximação da força mais exata, você ainda pode usar a fórmula Fgrav = (GMTerram)/d2 para determinar a força da gravidade.
Uma dica para o cálculo da força peso de algum objeto na Terra é que podemos aproximar a gravidade para um valor de 10 m/s2. Desta forma, basta multiplicar a massa por 10 que temos a força peso. Por exemplo, uma pessoa que possui uma massa de 80 kg está sob a ação da força peso de 800 N.
Capaz de atuar em qualquer ponto do Universo, a força da gravidade faz com que os corpos em queda livre nas proximidades da superfície terrestre sofram uma aceleração de aproximadamente 9,8 m/s2, ou seja, sua velocidade de queda aumenta 9,8 m/s a cada segundo.
A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.
A intensidade dessa gravidade, medida ao nível do mar, é de aproximadamente 9,8 m/s², no entanto, esse valor pode variar de acordo com a altura.
20 curiosidades que você vai gostar
O g é uma unidade de aceleração não-SI definida como exatamente 9,80665 m/s², o que é aproximadamente igual à aceleração devida à gravidade na superfície da Terra.
O peso de uma pessoa de 70kg na lua equivale a 112 Newtons.
Por exemplo: um objeto de 10 kg na Terra, onde a gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s², terá um peso de 98 N, enquanto na Lua, onde a gravidade é de 1,6 m/s², o peso desse corpo seria de apenas 16 N. Na Lua, um astronauta sente-se mais leve, já que lá o seu peso é menor.
Para calcular a força peso, utiliza-se a seguinte fórmula:P = m . ... P: força peso (N) ... Qual o peso de um corpo de massa 30 kg na superfície de Marte, onde a gravidade é igual a 3,724m/s2? ... Calcule o peso de um objeto de 50 Kg na superfície terrestre onde a gravidade é de 9,8m/s2? ... Qual o peso de uma pessoa de 70 Kg na lua?
A força peso, também chamada de força gravitacional, é a força atrativa entre dois ou mais corpos dotados de massa. Apesar de todos os corpos que têm massa atraírem-se mutuamente, o efeito da força peso só é notável nos arredores de corpos massivos, tais como planetas e estrelas.
Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele estivesse na Lua (o valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s2). Na Terra, o mesmo astronauta tem quase 700 newtons de peso.
O peso da mesma pessoa na Lua será de 11,09 Kg.
Uma pessoa com 70 kg na Terra pesaria aproximadamente 26 kg em Marte. Porém, lembre-se que peso e massa são coisas diferentes. Seu peso diminuiria porque a força da gravidade de Marte é menor, mas a massa total do seu corpo continuaria a mesma.
Então, um objeto ou pessoa na lua pesaria 16,5% seu peso na Terra. Portanto, uma pessoa seria muito mais leve na lua. Por outro lado, uma pessoa é 83,5% mais pesada na terra do que na lua.
A força g é a aceleração relativa à gravidade da Terra. Nesse sentido, é a aceleração que age sobre nós. Logo, 1 g corresponde a pressão aplicada ao corpo humano pela constante gravitacional 9,80665 metros por segundo ao quadrado.
1 g significa que estamos sob uma aceleração de, aproximadamente, 9.8 m/s2.
Ele se submeteu à força 9G por quatro vezes durante 1m30s – significa que o homem suportou até nove vezes o peso de seu próprio corpo sem desmaiar. O exame é realizado com o intuito de adaptar o corpo às eventuais condições apresentadas por caças ou por espaçonaves no momento de decolagem.
Mas há outro fator importante que nos faz sempre cair: a distorção no espaço-tempo causada pela massa da Terra é a mesma em qualquer lugar do planeta (com exceção de algumas anomalias), por isso temos a impressão de sermos "puxados" em direção ao centro do globo terrestre.
Sem gravidade, o destino do universo como um todo não seria nem um pouco brilhante: aos moldes do ocorrido com Terra e Sol, os corpos celestes também seriam desintegrados. Adeus, portanto, a planetas, estrelas, asteroides, cometas e tudo mais.
Até em meio ao vácuo espacial, longe de qualquer corpo, existe gravidade permeando todo o espaço. Tudo que possui massa gera gravidade ao seu redor e com efeitos de longo alcance. Ora, gravidade é o que mantém a Lua presa à Terra, a Terra presa ao Sol, e o Sol preso à Via Láctea.
A aceleração na Terra varia pouco, devido principalmente a diferentes altitudes, variações na latitude e distribuição de massas do planeta. Para fins didáticos, é dito que a aceleração da gravidade é a aceleração sentida por um corpo em queda livre.
A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.
Júpiter. Por se tratar do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter exerce a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança. Sua aceleração gravitacional é cerca de 24,79 m/s². Se o planeta tem centenas de vezes a massa da Terra, logo sua força de atração será bem maior do que a terrestre.
Qual a melhor SUV de 7 lugares?
Quais são as contas patrimoniais?
Quanto tempo a Centauro demora para aprovar pagamento?
Qual a importância da cidadania na escola?
Quais foram os grandes nomes da música erudita?
É verdade que a tapioca engorda?
Como é feita a compostagem doméstica?
Como deixar os queimadores do fogão brilhando?
Como calcular área através de coordenadas geográficas?
É normal uma cicatriz ficar vermelha?
Que tipo de refeição pronta posso congelar?