O creep-feeding é um sistema utilizado para aumentar o ganho de peso dos bezerros à desmama através da utilização de um cocho privativo, dentro de um cercado, ao qual só o bezerro tem acesso. Trata-se de um reforço alimentar com uma ração concentrada balanceada enquanto o bezerro ainda está mamando.
"Creep-feeding" é uma forma de suplementação com ração balanceada no cocho, dentro de um cercado, com acesso somente ao bezerro. É um sistema prático que visa à suplementação da cria sem separá-la de sua mãe.
50 cm Altura do Cocho Em lotes de animais com a presença de bezerros, o cochos deve ficar a 50 cm de altura e deve-se colocar um uma proteção na parte superior para evitar o trânsito de animais sobre o mesmo.
Ela consiste em dar acesso direto dos animais ao silo de superfície ou aos fardos de feno, com fornecimento de sal mineral ou concentrado, quando necessário, em cocho à parte. Segundo o consultor André Melo, da empresa Mercado do Agronegócio, a estratégia traz grande economia de mão de obra e de custo operacional.
A utilização de suplementação de bezerros com uso de creep feeding visa acelerar o ciclo de produção de carne como a produção de novilhos precoce, e ainda melhorar a eficiência reprodutiva das matrizes.
Consiste em cercar uma área dentro da invernada das vacas, de forma que só os bezerros tenham acesso, e introduzir, nessa área, pasto de ótima qualidade, como: colonião bem-manejado, coast-cross, milheto ou leguminosas, como estilosantes Mineirão ou Leucena.
A utilização de suplementação de bezerros com uso de creep feeding visa acelerar o ciclo de produção de carne como a produção de novilhos precoce, e ainda melhorar a eficiência reprodutiva das matrizes.
Entre elas, estão o creep-feeding e creep-grazing. Locais exclusivos para esses pequenos animais se alimentarem com foco na produtividade e obtenção dos resultados esperados. A ideia desses espaços exclusivos é fazer com que os bezerros consumam a alimentação oferecida adequadamente.
É um substantivo comum masculino e se refere a uma vasilha, caixa ou recipiente feito de um tronco de árvore escavado, utilizado para alimentar o gado, guardar cacau para fermentação, lavar a mandioca e fazer a farinha, transportar cal,… Refere-se também a um tipo de viola de cinco cordas.
O cocho deve estar longe de locais das aguadas, pois o sal não pode ser molhado. Inclusive, o ideal é que o cocho seja coberto, principalmente se for utilizada ureia como complemento.