Lubrificação a graxa O uso de uma graxa de consistência adequada oferece o mínimo de resistência ao movimento. Em altas rotações e necessário limitar a quantidade de graxa que fica na trilha do rolamento, porque o atrito interno resultante causará temperaturas elevadas.
Graxa com base sintética e agentes lubrificantes especiais. Ideal para rolamentos de motores elétricos e ventiladores industriais, rolamentos de bombas que operam a elevadas temperaturas e rolamentos de esferas ou rolos que operam a elevadas temperaturas, em que seja exigida uma reduzida separação do óleo.
Faça verificações de vibração. Certifique-se de fazer verificações de vibração em busca de defeitos. O limite recomendado não deve exceder 0,05 polegadas por segundo (.000 cpm). Solicite sempre motores mecanicamente balanceados.
O método de lubrificação mais simples é o banho de óleo, porém ele só pode ser adotado para pequenas velocidades. Nesse caso, o óleo é colhido por elementos giratórios do rolamento e depois circula através do mesmo até voltar ao depósito.
Lubrificação de rolamentos: quais os tipos?
Como funciona o sistema de lubrificação do motor? O óleo lubrificante fica armazenado no cárter. Ele é sugado por uma bomba de óleo, passa pelo filtro e segue para a galeria principal, de onde é distribuído para outros pontos do motor. Daí o óleo sobre para fazer a lubrificação do balancim e depois desce.
Qualquer dispositivo cuja função seja a de apoiar um eixo recebe o nome de mancal. Esse componente deve receber as cargas do movimento vertical que as bielas fazem sobre o virabrequim e permitir que o referido eixo se movimente com o menor nível possível de atrito.
Aproveitar os períodos de parada dos motores para limpar as bobinas dos enrolamentos. Caso necessário, instalar filtros nos sistemas de ventilação dos motores, proporcionando-lhes manutenção adequada. Colocar os motores em lugares salubres. Verificar qualquer desprendimento de fumaça.
Os intervalos de relubrificação devem ser feitos de acordo com a especificação na placa de identificação do motor elétrico. A lubrificação do rolamento do motor será eficiente se seguir as informações do manual de instrução, que vai orientar sobre a quantidade de graxa suficiente.
Os rolamentos também devem ser lubrificados com graxa, o que vai evitar o contato metálico dos corpos rolantes durante o funcionamento do motor elétrico além de proteger o equipamento contra possíveis desgastes e corrosões. Os intervalos de relubrificação devem ser feitos de acordo com a especificação na placa de identificação do motor elétrico.
A lubrificação do rolamento do motor será eficiente se seguir as informações do manual de instrução, que vai orientar sobre a quantidade de graxa suficiente. Se o manual não informar esses detalhes, o rolamento deverá ser preenchido com a graxa até a metade do espaço vazio entre os corpos girantes.
Um dos fatores mais importantes da manutenção de motor elétrico é a limpeza. Eles devem ser constantemente limpos para evitar a presença de resquícios de óleo, poeira ou outros detritos. Para limpeza, recomenda-se o uso de escovas ou mesmo panos de algodão.
Qual a importância de se saber nossas forças e fraquezas?
Como saber o faturamento de um cartório?
Como fazer o registro de uma sociedade simples?
Como evitar que a arara-azul seja extinta?
Como saber se o sorriso é verdadeiro?
Quantas miligramas tomar de ácido hialurônico?
Quando trocar a água do bambu da sorte?
Qual o material mais fraco do mundo?
Como machucar o ego de um homem com palavras?
O que é sonhar com assombração?
O que é necessário para que a ação coletiva se torne um movimento social?
O que fazer quando o potássio está alto?
Quem são os dubladores brasileiros de Madagascar?
Como funciona o levantamento do Voleibol?
Quanto ganha um profissional de nanotecnologia?