Utilizando-se da informação de que o Sol nasce sempre a leste e se põe a oeste, pode-se descobrir o norte estendendo-se o braço direito na direção do sol nascente (leste) e o braço esquerdo na direção do sol poente (oeste).
No mundo, os pontos cardeais são representados pela letra de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais.
Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O).
Coloque uma pedra no fim da sombra. A pedra vai marcar o ponto original da sombra. Isso é importante pois, com o passar do dia, a sombra vai mudar de lugar. Como o sol de move do leste para o oeste, a sombra vai se mover na direção oposta. Ou seja, o ponto original da sombra é o seu ponto mais ao oeste.
Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente do Sol, através de atividade corporal.
Para compreendermos as indicações dessas placas, é necessário sabermos localizar os pontos cardeais. Ao construirmos nossas casas, podemos usar os pontos cardeais para que ela fique em uma posição que melhor receba a luz do Sol. Em regiões mais frias, os quartos devem receber a luz do Sol da tarde.
Os pontos cardeais são utilizados como referência, pois com eles encontramos qualquer lugar sobre a superfície da Terra. Quando você está à procura de algum lugar, você utiliza algumas referências, não é mesmo? As referências podem ser o nome da rua, um comércio da região, o número da casa, o CEP.
Os pontos cardeais são um dos elementos utilizados para orientação e localização na Cartografia, sendo que o padrão mais comumente utilizado é a Rosa dos Ventos, com uma seta apontando para o Norte do espaço representado.