Pegue um pedacinho de madeira, como um toco, que seja fácil de segurar. Envolva a folha de lixa nele e perceba como o movimento se torna mais simples e confortável de realizar. Isso vai ajudar você a terminar a lixamento mais rápido e sem se desgastar tanto.
Para um bom lixamento, devemos começar com a lixa mais grossa e ir passando para uma lixa bem fina. Portanto, para escolhermos o número, basta usarmos uma regrinha simples: se começarmos com a lixa grão 60, a próxima lixa é o número (no caso 60) mais a metade dele (que aqui é 30).
Lixas de maior granulação farão um mais fino; já as grossas são para grandes desgastes. Para madeiras envernizadas, por exemplo (que exigem um acabamento mais bem-feito) um modelo número 1 é ideal. Mas o especialista avisa: “Para lixar madeiras pintadas, temos a lixa própria para madeiras com tinta.”.
Em trabalhos com madeira geralmente se usam lixas de grão . Fique atento para a seqüência de uso de cada número de lixa. O grão seguinte não pode exceder mais que 50% do grão usado anteriormente, se você iniciou o trabalho usando grão 80, a próxima lixa deverá ter 50% a mais de 80, isto é, 120.
Uma dica importante para quem vai lixar madeira é sempre realizar o lixamento no sentido dos veios da madeira. Isso evita ranhuras que deixam a superfície mais áspera. Voltando às lixas, existem dois tipos de lixa madeira: a Lixa A237 e a Lixa A219 ou Lixa No-Fil.
É necessário lixar antes de pintar? Móveis com verniz devem ser lixados para garantir a aderência da tinta. A fixação fica melhor quando a textura é mais áspera. Lixar o móvel tira pequenas imperfeições que podem existir na madeira.
Quando libera o licenciamento 2022?
Quantos brasileiros ganham acima de 8 mil reais?
Como suplementar com potássio?
Qual a forma mais barata de comprar euro?
Como exportar conversa do WhatsApp Android?
Quando um material apresenta condutividade elétrica?
Porque Lampião virou um cangaceiro?
Qual número deixar o ar condicionado gela mais?
Como fazer sumário no Word online?
Qual o nome do fruto da Tamargueira?
Quais são os métodos que compõem a dialética?