As unhas devem ser lixadas sempre na mesma direção, em movimentos das extremidades ao centro, retornando ao ponto de partida até obter a forma desejada. Dessa forma, a lixa sela a ponta da unha, deixando-a mais lisa e evitando o aparecimento de lascas e fissuras.
Por isso, o passo número 1 é espalmar a mão sobre uma superfície plana e deixar com que a lixa fique rente e em posição totalmente horizontal em relação à unha a ser lixada. Faça como na foto: aponte o dedo para cima, apoie a lixa sobre a unha e veja se ambos estão retinhos.
Para lixar, não tem segredo: apoie a mão com a palma para baixo sobre uma superfície lisa e encoste a lixa na unha em posição horizontal. Depois, lixe a base dela para um dos lados, somente em uma posição, evitando o "vai e vem", que pode descamar as unhas. Lixe até que o topo fique completamente reto.
“Usamos o lado fino para acertar o formato e o lado grosso para as unhas dos pés. Descartável, ela deve ser jogada fora a cada 3 ou 4 utilizações. Se usar as de ferro, que podem ser higienizadas (elas continuam na ativa até perder a aspereza), só maneire na força na hora de lixar, para não estragar as unhas.
O uso constante de lixas polidoras faz um mal danado às unhas e as deixam super fracas e quebradiças. O ideal é usar apenas uma vez por mês.
Na Podologia fazemos o uso de vários tipos de órteses (Onicoórtese) para correção do corpo ungueal com curvatura acentuada ou encravada. A aplicação da órtese é indolor e proporciona excelentes resultados, fazendo com que a lâmina deformada, volte a ter um formato normal.
6 - Lixe pelo menos 1 vez por semana as laterais das unhas Conforme o crescimento das unhas, vá lixando as laterais delas. Utilize a parte mais fina da lixa para que o processo seja bastante delicado. Tome apenas cuidado para não tirar em excesso e acabar machucando a sua pele.
Um dos segredos para lixar nossas unhas de forma adequada é escolher sempre um ângulo e fazer os movimentos numa direção só, nunca de trás para frente ou vice-versa, pois isto só faz com que nossas unhas descamem com mais facilidade.
Passe a lixa de um lado ao meio da unha. Lembre-se de fazer movimentos fluidos e contínuos para deixar a unha lisa, sem saliências. Nunca "serre" as unhas com a lixa, ou elas vão ficar descascadas e quebradiças. Segure a lixa bem reta contra a ponta da unha.
Se quer lixar as unhas naturais, esses grãos podem arranhá-las. Evite usar lixas de metal, que também podem arranhar as unhas naturais. Lixas de vidro ou cristal são bem eficazes e fáceis de limpar na lavadora de louças.
Você deve ter percebido que as lixas têm um lado mais áspero e outro mais suave. Use o áspero para lixar a unha e o mais suave para retirar os resíduos que costumam ficar após lixar as unhas. Lembre-se de dar forma às suas unhas com delicadeza, deste modo você evitará que as mesmas sejam danificadas.
Quais os cuidados que uma pessoa com HPV deve ter?
Como imprimir na horizontal em PDF?
O que é duração de uma música?
O que é se sacrificar para Deus?
Qual é a base do sistema capitalista?
Quais os filmes de Código Da Vinci?
Onde é feriado Dia 08 de dezembro?
Qual carro vai entrar no lugar do Grand Siena?
Qual a diferença entre registro civil e certidão de nascimento?
Qual o esquema de aterramento mais utilizado no Brasil?
O que deve ser feito primeiro o PPRA ou o PCMSO Porquê?
Que tamanho tem o tatu canastra?
Quais são as características dos povos sumérios?