Nos ossos longos a diáfise é composta por osso compacto externamente ao canal medular, enquanto as epífises são compostas por osso esponjoso envolto, por uma fina camada de osso compacto. Nos ossos planos, a substância esponjosa situa-se entre duas camadas de substância compacta.
Parte de um osso longo. Desenvolve-se por um centro de ossificação. Exemplo de uso da palavra Epífises: Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises.
Todo osso longo é formado por duas extremidades denominadas epífises e por uma porção central denominada diáfise ou corpo do osso. As epífises são formadas por uma camada delgada de osso compacto externamente e é ocupado totalmente por osso trabeculado ou esponjoso internamente.
A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo. Essa glândula está localizada no diencéfalo, próximo ao centro do cérebro dos mamíferos, mede 5 por 8 mm e pesa cerca de 150 mg.
Cavidade localizada dentro da cavidade do tecido ósseo compacto, onde se localiza a medula óssea vermelha, responsável pela reposição dos glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos), e plaquetas, perdidas pelo organismo.
20 curiosidades que você vai gostar
A epífise corresponde às áreas dilatadas (uma inferior e uma superior) na extremidade dos ossos longos, sendo a zona responsável pela articulação com as estruturas ósseas adjacentes. Anatomicamente, a epífise é formada por tecido ósseo esponjoso, revestido, à superfície, por uma camada de tecido ósseo compacto.
Os ossos sesamóides são dois ossinhos localizados nos pés, atrás do dedão, na região do peito do pé, ao redor do primeiro metatarso. Quando esses ossos inflamam, causando dor e incômodo ao paciente, ele recebe o diagnóstico de sesamoidite.
Ossos longos
Esses ossos são constituídos de uma diáfise, um corpo formado por tecido ósseo compacto, e epífases, que são as extremidades em tecido ósseo esponjoso. Exemplos: fêmur, úmero, rádio, ulna, fíbula e falanges.
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
O que fazer com a mensalidade escolar na pandemia?
Como solicitar aumento de limite cartão Atacadão?
O que é preciso para tirar o MTB?
Como conseguir a autorização de funcionamento da Anvisa?
Como tirar o GRU para passaporte?
Como cadastrar novo gestor no SAA?
Quando usar a palavra faremos?
Como tirar o Norton do Google Chrome?
Como escrever rapaz no aumentativo?
Como solicitar confirmação de leitura no Thunderbird?
Como solicitar autorização para emissão de nota fiscal Eletrônica SP?
Como tirar o Passe Fácil Sênior?
O que significa frequência em português?
Como aumentar o limite de pagamento BB?