É importante pontuar para a criança que isso machuca e que o amiguinho fica triste com o comportamento dele porque sente dor, por isso chora. E falar que `não pode' calmamente, mas com firmeza. O adulto deve mostrar à criança que a comunicação por meio da fala é a forma certa de se obter as coisas.
O que fazer:
Conversas iniciais Chame as famílias, diga que as mordidas são comuns na creche, mas que a escola está comprometida em evitá-las. Explique as intervenções feitas nesse sentido.
Lidar com crianças que mordem é um grande desafio, já que esse comportamento é incômodo para todos os envolvidos. Por isso, é fundamental tratar a situação com objetividade, autocontrole e perseverança. Só assim é possível chegar a soluções satisfatórias.
Já na primeira mordida, a atitude dos adultos (pais, familiares e educadores) pode ser determinante. Se a criança perceber que, a partir dessa ação, consegue se destacar, vai fazê-lo de novo. Afinal, nesse período de descobertas, ela quer fazer tudo a seu modo e no seu ritmo. É fundamental, então, deixar claro que ela está proibida de morder.
Na escola infantil, é importante se atentar a crianças que mordem e agir no sentido de reduzir e, preferencialmente, até eliminar essas mordidas. O primeiro passo para isso é entender o que causa esse comportamento nas crianças que mordem. Em geral, elas o fazem para lidar com um desafio ou satisfazer uma necessidade.
O que é relevância na contabilidade?
Como se faz um depósito bancário?
O que colocar na lista de compras do supermercado?
São exemplos de recompensas organizacionais não financeiras?
Quais são algumas das principais organelas dos eucariontes?
Como se fala os números ordinais em inglês?
O que é cárie dentária artigo?
Como se escreve lousa ou louca?
O que é prevenção na segurança do trabalho?
É normal furar a orelha e ficar coçando?
Qual o tecido mais barato para sublimação?