Para que um indivíduo possa viver em sociedade, é preciso que ele internalize as normas sociais, isso é, as formas de agir, pensar e se comportar que são compartilhadas coletivamente nesta dada sociedade.
Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido.
Socialização secundária - A socialização secundária acontece após o processo de socialização primária, quando os indivíduos já estão inseridos em vários meios sociais, no ambiente de trabalho e vivenciando uma série de outras interações sociais e culturais distintas.
O processo de socialização da seres sociais inicia-se ainda na infância, quando ainda bebês, os indivíduos são socializados e apresentados às regras sociais pelos pais. É a partir, principalmente, da mãe e do pai que a criança começa a estabelecer os vínculos com o mundo do qual fará parte.
O processo de socialização acontece diariamente pois a cultura assim como os acontecimentos presentes nela ocorrem de forma dinâmica não estática. A socialização se dá a partir da troca de relações de indivíduo com um grupo, se formando e colocando em prática sua vida cotidiana em sociedade.
Ø Socialização – é o conceito que procura estabelecer os parâmetros de análise do processo pelo qual a sociedade concebe os indivíduos, e os indivíduos, por sua vez, concebem a sociedade.
A socialização fornece tanto saúde emocional quanto estímulos para o cérebro, propondo desafios e o mantendo ativo. Esses processos de socialização são vitais, especialmente na idade mais avançada da vida, para evitar a deterioração mental causada pela baixa atividade mental.
Essa abordagem da socialização mostra o caráter total da sociedade, explicando tanto os padrões como as exceções. Como Durkheim foi o primeiro sociólogo a desenvolver isso de maneira consistente, obviamente, depois dele muitas pesquisas foram realizadas.
Seja qual for a cor, a etnia, a classe social, todos os seres humanos desde cedo estão em constante processo de socialização, seja na escola, na igreja, na faculdade ou no trabalho. Alguns fatores podem afetar esse processo, tal como um local marcado por guerras.
Para isso, a socialização é de suma importância para o bem-estar da pessoa no meio em que vive, podendo ser ele: familiar, religioso, cultural, escolar, do trabalho e, em especial, no seio social.
Como saber se um óleo vegetal é puro?
O que fazer quando o touchpad do notebook não funciona?
Como saber se o gato torceu a pata?
Como verificar o nível de óleo da moto?
Como colocar imagem no Documentos no celular?
Como saber se o water cooler é compatível com a placa mãe?
Quantas vezes devo molhar minha orquídea?
Como saber se o linfonodo está inchado?
Como saber se um óxido é neutro?
Como sai a Ver-me após tomar Albendazol?
Estão é um verbo flexionado ou infinitivo?
Tem como pagar metade do boleto?
Como parar de julgar as pessoas?