Numa primeira leitura, esqueça completamente os números. Apenas leia o enunciado e veja se você consegue imaginar o que está acontecendo. Por exemplo ao ler um comando sobre geometria espacial: “Uma piscina tem lados x e y, e uma altura igual a 2m.
Além disso, procure identificar palavras-chave que vão te ajudar a escrever as expressões matemáticas. além de preposições como “da”, “de” e “do” que indicam a operação de multiplicação. Sem sombra de dúvidas, saber o significado das palavras é importante para quem quer interpretar uma questão de matemática.
Um enunciado deve ser elaborado de maneira clara e objetiva, definindo claramente as tarefas solicitadas. Deve incluir todas as informações necessárias. A falta ou excesso de dados ou informações pode dificultar a compreensão do problema ou ainda, conduzir uma questão sem resposta.
O enunciado indica diversos cálculos para resolver o problema, boa chance para o professor discutir procedimentos - nesse caso, tanto a segunda quanto a última alternativa estão corretas.
Faça uma reflexão em seguida. Investigue o sentido das palavras, procurando o significado e os sinônimos conhecidos. O passo seguinte é se colocar no lugar do examinador que elaborou a questão e buscar entender qual a sua intenção. Um método infalível é resolver o maior número possível de questões da banca.
Muitos problemas de matemática possuem enunciados enormes, como as do Enem, vestibulares e concursos, por exemplo. Portanto, se você possui o hábito da leitura é de grande ajuda nesse casos. Além disso, procure identificar palavras-chave que vão te ajudar a escrever as expressões matemáticas.
Se você não souber interpretar o enunciado de uma questão, fica difícil converter as informações do problema para linguagem matemática. Pensando nisso, o Só Matemática preparou algumas dicas para ajudar você a interpretar certas informações que são comuns nos enunciados das questões de concursos, vestibulares ou até daquela simples tarefa de casa.
Muitos alunos começam a ler a questão e, sem terminar de ler todo o enunciado, acham que já sabem o que o problema está pedindo e saem fazendo as contas. Mas, na verdade, não sabem realmente qual a pergunta do problema. Isso é muito ruim, pois em muitos problemas a pergunta está justamente no finalzinho do enunciado.
Geralmente, nesse tipo de questão, quando o aluno chega ao fim da leitura do enunciado, já se esqueceu o que dizia o começo do problema: aí fica nervoso e acaba considerando a questão difícil. Tome muito cuidado: quando os enunciados são cumpridos, nem sempre a questão é muito difícil.
Como manter um pé de rosa sempre florido?
Quanto tempo esperar para verificar o óleo do motor?
Como declarar dólares em espécie?
O que cola espuma no plástico?
Quais as frutas que podem ser cozida?
Quem é a esposa do Sam Winchester?
Quem usa loceryl pode pintar a unha?
O que é lobo frontal do cérebro?
Qual exercício para dor no quadril?
Porque a Heineken mudou a cor da estrela?
Como funciona o acelerador elétrico?
O que causa a toxoplasmose na gravidez?