Esse truque é um dos mais antigos e eficientes que existem: basta colocar a roupa dentro de um balde com água e sal de cozinha. Depois de deixar uns 15 minutos de molho, enxágue bem e lave normalmente esfregando o tecido e, então, estenda no varal. O mais indicado é usar o sal pelo menos nas três primeiras lavagens.
Dicas práticas de como lavar roupa colorida
Para conservar a vivacidade das cores, adicione cinco colheres de sopa de sal a cada ciclo de lavagem de roupas coloridas.
Sal para evitar que a roupa solte tinta Deixe de molho por cerca de 15 ou 20 minutos, depois enxágue na água corrente e lave o tecido normalmente. O sal faz com que o corante da roupa fique bem fixada, evitando que ela desbote ou solte tinta. Uma boa dica é fazer esse procedimento nas três primeiras lavagens.
O popular cloreto de sódio age é na água, tornando o líquido saturado. Em outras palavras, é como se a água ficasse congestionada, sem espaço para receber a tinta que se soltaria da roupa. O corante acaba não se desprendendo, pois o lugar que ele ocuparia no líquido já está tomado pelo próprio sal.
Roupas de cores vibrantes como roxo, vermelho, laranja e amarelo podem ser lavadas juntas. Azul e verde vibrante também podem ser lavados na mesma carga. Se você tiver um item que não combina com nenhuma das outras cores, considere lavar à mão.
As peças coloridas, dentro das cores médias, podem ser lavadas juntas, desde que o tipo de tecido seja semelhante. Repare na tonalidade das cores, pois, nesse caso, há roupas de cores mais firmes que podem acabar desbotando na lavagem e, por isso, devem ser lavadas separadas das roupas coloridas que não desbotam.
Sabão líquido deixa menos resíduos na máquina de lavar e economiza água: use a quantidade de produto recomendada na embalagem. Não exagere no amaciante, o excesso de produto pode danificar as peças. Coloque alvejante sem cloro junto com o sabão durante a lavagem, o produto potencializa a limpeza.
Para conservar a cor das roupas adicione meia xícara de vinagre ou cinco colheres de sal para cada ciclo de lavagem. Segundo Adriani, esse procedimento dá durabilidade a cor, pois o sal e o vinagre têm substâncias fixadoras;
Graças à tecnologia disponível (viva a máquina de lavar!), hoje o trabalho está um pouco mais fácil. Ainda assim, a correta separação das roupas e o processo de pré-lavagem são decisivos para manter a durabilidade e a cor das roupas. Confira os cuidados – desde à separação até a secagem – que você deve ter na hora de lavar suas roupas coloridas.
Além de restaurar a cor, esse processo pode evitar que roupas novas desbotem. Você pode adicionar sal na lavagem sempre, se quiser. Sal comum de cozinha ou ultra refinados funcionam bem para isso, mas evite sal grosso pois ele pode não se dissolver completamente na lavagem.
O sabão em pó é mais propenso a causar esse efeito nas roupas do que os detergentes líquidos. Adicione 150g de sal ao ciclo de lavagem. Depois de colocar o sabão e as roupas dentro da máquina, coloque 150g de sal no tanque. Além de restaurar a cor, esse processo pode evitar que roupas novas desbotem.
Quais são os principais rios que formam a bacia de Tocantins?
Quanto tempo dura o efeito do Cialis 20 mg?
Que palavras usar para concluir uma redação?
O que é o engajamento escolar?
Por que o processo de replicação é considerado um processo Semiconservativo?
Qual a resolução da tela do celular?
Qual a probabilidade de um evento ocorrer?
Como recorrer multa por sinal vermelho?
Como fazer gráficos segundo a ABNT?
O que rima com a palavra atrás?
O que acontece quando a bobina está ruim?
Onde tirar carteira de trabalho em Itabaiana PB?
Quanto um residente de Neurocirurgia ganha?
Quais são os três níveis organizacionais de uma empresa?
Quanto ganha Murilo Huff por show?