Existem duas formas de se fazer o registro contábil dos saldos iniciais, utilizando a conta transitória “balanço de abertura” ou através de um lançamento contábil com vários débitos e vários créditos, forma utilizada pela Plataforma Conta Azul Mais.
Existem duas formas de lançar esse saldos no sistema contábil, uma é criar uma conta transitória no seu plano de contas e utilizar a mesma como contrapartida das contas do seu balancete e a outra forma é através de um lançamento múltiplo, onde no débito lanço todas as contas que tem saldo devedor e no crédito todas as ...
Um lançamento contábil deve conter, no mínimo:
VENDAS DE MERCADORIAS, PRODUTOS E SERVIÇOS - CONTABILIZAÇÃO. Pelo regime de competência contábil, as vendas realizadas devem ser contabilizadas por ocasião da entrega ou execução do produto ou serviço, e não somente por ocasião de seu recebimento (“regime de caixa”).
Qual é o conceito de saldos iniciais em contabilidade? O saldo inicial consiste na soma de montantes que ficam disponíveis nas contas da empresa quando há transição dos períodos contábeis ou no momento em que dá início às suas atividades.
Os lançamentos contábeis nesse balanço são iniciados no dia 1 do mês de janeiro do exercício seguinte. No campo prático, a pessoa jurídica precisa levantar as seguintes informações no saldo de abertura: relatórios dos bens que compõem o ativo imobilizado, entre outros.
O saldo inicial consiste na soma de montantes que ficam disponíveis nas contas da empresa quando há transição dos períodos contábeis ou no momento em que dá início às suas atividades. O aumento de saldos demonstra as transações, políticas e eventos contábeis que ocorreram no exercício anterior.
Caso necessário, pressione a tecla de função F2 para que o sistema liste as contas cadastradas. Assim irá realizar o lançamento de todas as contas contábeis que existem no Balanço Patrimonial encerrado ou Balancete, conforme os saldos que estiver implantando.