Como lançar CPRB na contabilidade?

Pergunta de Rebeca Gabriela de Lourenço em 27-05-2022
(24 votos)

A contabilização da CPRB em conta redutora da Receita Bruta se justifica pois o fato gerador (receita), pelo Regime de Competência, é contabilizado concomitantemente à apuração da Base de Cálculo (BC) do encargo previdenciário, e está intimamente ligado a ela.

Como fazer o lançamento contábil da desoneração da folha de pagamento?

A contabilização é realizada da seguinte forma: Provisão: Debita uma conta chamada - Contribuição Previdenciária S/Receita Bruta no grupo da Dedução da Receita Bruta e gerar uma obrigação no Passivo circulante no grupo de Obrigações Fiscais com a mesma nomenclatura da sua contra partida.


Como fazer a CPRB?

A opção pela CPRB é irretratável para todo o ano. Assim, para 2021 a opção pela desoneração da folha de pagamento, deve ser realizada até o dia 19 de fevereiro. As pessoas jurídicas autorizadas a substituir a contribuição previdenciária patronal sobre a folha de pagamento, prevista nos incisos I e III do art.

Como saber se é contribuinte da CPRB?

São contribuintes da CPRB as empresas que praticam as atividades e auferem as receitas descritas nos artigos 7° e 8°, da Lei n° 12.546/2011.

Qual a base de cálculo da CPRB?

A base de cálculo da CPRB é a receita bruta, excluídas as vendas canceladas, os descontos incondicionais, o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), se incluído na receita; o ICMS, quando cobrado pelo vendedor ou prestador de serviços na condição de substituto tributário; as receitas decorrentes de exportações, de ...

041 FIS Contabilização CPRB Contribuição Previdenciária s Receita Bruta


20 curiosidades que você vai gostar

O que quer dizer optante pela CPRB?

A sigla CPRB corresponde à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - instituída pelo art. 8º da Lei 12.546/2011. Utiliza-se também o termo "Desoneração da Folha de Pagamento" para caracterizar o tributo, pois, em tese, a CPRB tende a ser menor que a contribuição previdenciária calculada sobre a folha.

Quem pode optar pela CPRB?

Até o dia 31 de dezembro deste ano, portanto, os seguintes setores podem optar por esse modelo de contribuição:calçados;call center;comunicação;confecção e vestuário;construção civil;empresas de construção de obras de infraestrutura;couro;fabricação de veículos e carroçarias;

Como saber se minha empresa está na desoneração da folha?

1) veja se na SEFIP houve compensação de 10% da parte patronal que seria devida. Se houve, possivelmente a sua empresa foi desonerada; a menos que tivesse muito crédito de INSS a compensar; 2) consulte a DCTF e/ou a EFD-Contribuição da competência em questão.

Como fazer cálculo da desoneração?

A desoneração, como já explicamos, é feita através da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta. O recolhimento dos valores é realizado com o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), que nada mais é do que uma guia de pagamento que reúne todos os tributos pagos pela empresa para a União.



Outras questões

O que é o estator do motor?

Como saber a altura na fita métrica?

O que fazer com mulher mimada?

Como anotar edema?

Como é se relacionar com alguém com borderline?

Como medir um metro na fita?

Quando uma pessoa é convencida?

Como testar um capacitor de tântalo?

Como fazer gravação de áudio no notebook?

Quais são os sintomas do TDI?

Como saber a acidez do azeite?

O que fazer para acalmar o signo de Áries?

O que fazer com uma criança que faz pirraça?

Como tratar uma pessoa melindrosa?

Como baixar aplicativos no Windows?

O que fazer para ter mais iniciativa?

Como aceitar uma decepção?

O que fazer com uma pessoa que reclama de tudo?

Como conviver com pessoas com síndrome de Asperger?

Qual o aplicativo p gravar ligações recebidas do iPhone?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com