Como lançar CPRB na contabilidade?

Pergunta de Rebeca Gabriela de Lourenço em 27-05-2022
(24 votos)

A contabilização da CPRB em conta redutora da Receita Bruta se justifica pois o fato gerador (receita), pelo Regime de Competência, é contabilizado concomitantemente à apuração da Base de Cálculo (BC) do encargo previdenciário, e está intimamente ligado a ela.

Como fazer o lançamento contábil da desoneração da folha de pagamento?

A contabilização é realizada da seguinte forma: Provisão: Debita uma conta chamada - Contribuição Previdenciária S/Receita Bruta no grupo da Dedução da Receita Bruta e gerar uma obrigação no Passivo circulante no grupo de Obrigações Fiscais com a mesma nomenclatura da sua contra partida.


Como fazer a CPRB?

A opção pela CPRB é irretratável para todo o ano. Assim, para 2021 a opção pela desoneração da folha de pagamento, deve ser realizada até o dia 19 de fevereiro. As pessoas jurídicas autorizadas a substituir a contribuição previdenciária patronal sobre a folha de pagamento, prevista nos incisos I e III do art.

Como saber se é contribuinte da CPRB?

São contribuintes da CPRB as empresas que praticam as atividades e auferem as receitas descritas nos artigos 7° e 8°, da Lei n° 12.546/2011.

Qual a base de cálculo da CPRB?

A base de cálculo da CPRB é a receita bruta, excluídas as vendas canceladas, os descontos incondicionais, o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), se incluído na receita; o ICMS, quando cobrado pelo vendedor ou prestador de serviços na condição de substituto tributário; as receitas decorrentes de exportações, de ...

041 FIS Contabilização CPRB Contribuição Previdenciária s Receita Bruta


20 curiosidades que você vai gostar

O que quer dizer optante pela CPRB?

A sigla CPRB corresponde à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - instituída pelo art. 8º da Lei 12.546/2011. Utiliza-se também o termo "Desoneração da Folha de Pagamento" para caracterizar o tributo, pois, em tese, a CPRB tende a ser menor que a contribuição previdenciária calculada sobre a folha.

Quem pode optar pela CPRB?

Até o dia 31 de dezembro deste ano, portanto, os seguintes setores podem optar por esse modelo de contribuição:calçados;call center;comunicação;confecção e vestuário;construção civil;empresas de construção de obras de infraestrutura;couro;fabricação de veículos e carroçarias;

Como saber se minha empresa está na desoneração da folha?

1) veja se na SEFIP houve compensação de 10% da parte patronal que seria devida. Se houve, possivelmente a sua empresa foi desonerada; a menos que tivesse muito crédito de INSS a compensar; 2) consulte a DCTF e/ou a EFD-Contribuição da competência em questão.

Como fazer cálculo da desoneração?

A desoneração, como já explicamos, é feita através da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta. O recolhimento dos valores é realizado com o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), que nada mais é do que uma guia de pagamento que reúne todos os tributos pagos pela empresa para a União.



Outras questões

Como colocar no papel uma ideia?

Como sincronizar a GoPro com o celular?

Como transferir fotos para um objeto?

Como passar a frase afirmativa para negativa em inglês?

Como passar uma imagem do Google para o Word?

Como enviar um vídeo para o Vimeo?

O que é perfil DI?

Como instalar a Epson L395 no PC?

Como calcular a vazão de água de uma mangueira?

O que é um elétron de valência?

Quais são os tipos de tipologia?

Como comparar documentos no LibreOffice?

Como saber velocidade máxima do roteador?

Como interpretar questões de provas de concurso?

Quantos filhotes nascem de uma calopsita?

Como instalar uma impressora por cabo USB?

Como saber o modelo da placa-mãe Asus?

Como saber a versão do meu Raspberry?

Como saber a velocidade do meu teclado?

Qual o Código de Situação Tributária?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com