Seja em casos de demissão ou de pedido de desligamento por parte do entrevistado, o importante é evitar citar situações de conflito com a ex-empresa. O discurso, por sua vez, precisa ser feito de forma rápida e sem rodeios. Seja breve e evite se estender sobre o assunto.
Quando explicar o real motivo da sua demissão, seja ela por conta de corte de funcionários ou por questões mais específicas, é necessário mostrar altivez e ser claro na exemplificação dos acontecimentos. Além disso, evite se colocar em uma posição de vítima e assuma sua parcela de autoria no ocorrido.
PARTE #1: Fale resumidamente sobre a diferença entre a sua experiência anterior e a nova oportunidade que surgiu. Fale sobre como o diferente escopo, perfil da empresa e como a nova oportunidade lhe seria mais rica. PARTE #2: Contextualize como dentro da sua carreira como essa experiência fazia sentido.
Para mostrar ao recrutador que você está comprometido com essa mudança após a demissão, siga esses passos:
6 motivos válidos de saida de emprego
"Na dúvida do que dizer, peça a opinião de colegas, amigos e conhecidos mais experientes. Diga como pretende explicar o motivo da demissão do último emprego e questione que impressão é transmitida. Lembre-se de que não é preciso mentir, mas também não é preciso entrar em detalhes".
Saiba como dizer que já foi demitido na entrevista de emprego
Procure sempre manter um clima cordial e tranquilo durante a reunião, explique com clareza e de forma objetiva os motivos da demissão, e neste momento retome os pontos que já foram discutidos nas avaliações periódicas.
Independente do motivo pelo qual você tenha saído do seu último emprego, mantenha uma resposta curta e positiva. Apesar de ser uma pergunta impactante, lembre-se de que esta é só uma pergunta entre várias. Tente não se alongar muito na resposta.
O objetivo de qualquer resposta sobre o trabalho antigo deve ser passar uma boa imagem de si e não falar mal da outra empresa.
Diante disto, sempre surgem algumas dúvidas quando o assunto é o pedido de demissão para ingressar diretamente em um novo emprego ou assumir um cargo público. Hoje trataremos sobre uma delas, e falaremos sobre o aviso prévio.
Para o recrutador é importante saber o motivo da demissão para antever possíveis problemas caso você seja contratado. Por exemplo, se você foi demitido por excesso de faltas e atrasos e a vaga para qual você está se candidatando exige assiduidade e pontualidade, você não seria o candidato ideal.
O empregador pode descontar o aviso prévio do empregado que pede demissão para assumir um novo emprego ou cargo público? A resposta para este questionamento é SIM, caso o empregado não cumpra o aviso prévio legalmente previsto.
Uma boa dica é que a equipe de gestão de pessoas realize uma entrevista de desligamento, para obter um feedback dos processos da empresa, visando sempre melhorá-los. São muitos processos que devem ser feitos com cuidado para evitar que sua empresa seja alvo de processos trabalhistas envolvendo esse tema, mas não precisa se preocupar.
Como funciona uma dinâmica de emprego?
Como tirar mau cheiro do banheiro com bicarbonato?
Como faço para tirar a conta de água do meu nome?
Qual é a época certa de tirar mel de abelha?
Como fazer a medição do ombro?
Como tirar mofo de utensílios de cozinha?
Quais são os cargos de uma ONG?
Como tirar manchas de mofo de persianas?
Como proteger móveis de madeira do sol?
Como desativar atualização do Adobe Flash Player?
Como proteger a carteira de investimentos?
Qual a largura ideal de uma escada interna?
Como proteger a televisão da maresia?
Como tirar meu cartão de crédito de outro celular?
O que é a estrutura funcional?
Como aprender this that these those?