Esse gigante gasoso seria como um pai para a Terra, ao protegê-la de terríveis meteoroides, asteroides e cometas com potencial de entrar em rota de colisão com o nosso planeta.
Novo estudo mostra que o planeta ajudou bastante a Terra a ser o que é hoje. ... Até pouco tempo, cientistas acreditavam que Júpiter servia como espécie de escudo para o nosso planeta: por ser muito grande e ter grande força gravitacional, ele atraíria cometas e asteroides, evitando que eles colidissem na Terra.
Se observações de astrônomos estiverem corretas, Júpiter sofreu um impacto de um asteroide ou cometa na segunda-feira - e isso pode ter salvado a Terra de uma colisão devastadora. Observadores relataram uma explosão de dois segundos na superfície de Júpiter no cinturão equatorial norte do planeta.
Graças à sua massa, Júpiter acaba funcionando como uma espécie de “faxineiro” do Sistema Solar, sugando para ele diversos asteroides e corpos celestes que poderiam se chocar contra a Terra ou outros planetas, reduzindo em muito o número de impactos.
É o movimento de rotação mais rápido dos planetas do Sistema Solar. Já o movimento de translação ocorre cerca de 11,86 anos terrestres. O núcleo de Júpiter é quente, o interior irradia mais calor que recebe do Sol, mais uma característica dos Planetas Gasosos.
15 curiosidades que você vai gostar
Sim, porque no final das contas, se não existisse esse planeta tipo Júpiter, que consiga estabilizar as órbitas em um sistema solar, os planetas rochosos internos acabariam sendo destruídos. Essa estabilidade em uma escala de bilhões de anos tem permitido o surgimento da vida na Terra.
As principais funções da atmosfera são proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à saúde; evitar que meteoritos atinjam a superfície terrestre, fragmentando-os por meio do processo de combustão; permitir que ocorra o chamado efeito estufa, que mantém as temperaturas do planeta estáveis.
Ou seja: Júpiter não gira em uma trajetória cujo centro é o próprio núcleo do Sol. Ele também puxa a estrela um pouquinho, e ambos entram em equilíbrio girando em torno de um ponto gravitacional comum.
Quando Theia chocou com a Terra a uma velocidade de 40 mil quilómetros por hora, o impacto foi suficiente para vaporizar o planeta. Parte substancial do seu núcleo ferroso afundou na Terra e integrou o núcleo terrestre. O restante material foi projectado para o espaço. A acreção dos destroços deu origem à Lua.
Qual a diferença é a importância do direito material e processual?
Como passar meu monitor de 4-3 para 16:9?
Qual é a cobra que solta a pele?
Quem tem manchas na pele pode bronzear?
Quais são os indicadores que ajudam a identificar o nível de desigualdade social dentro de um país?
O que é um plano de contingência passei direto?
O que pode causar Nodulo na garganta?
Qual a diferença do perfil alto e super alto?
Quais são os princípios constitucionais do direito tributário?
Qual foi o Rei mais importante da Inglaterra?
O que é bens particulares do falecido?
O que é o estacionamento rotativo?
Quem faz parte da equipe multiprofissional neonatal?
Vai ter feriado de Corpus Christi 2021 em São Paulo?
Como fazer a nova carteira de identidade?
Qual o nome do pino da panela de pressão?