Para isolar bem uma emenda, recomenda-se enrolar uma massa de fita isolante igual à espessura da isolação do próprio fio. Usar pouca fita pode levar à deterioração prematura dessa instalação, especialmente se os condutores não estiverem bem dimensionados e houver sobreaquecimento.
Nunca faça emenda de espécie alguma com o cabos energizados. Para sua segurança deve desligar a energia, pois você está com um ferro de soldar o qual não possui proteção para esse caso pois a energia poderá passar para você. pelo o que diz na NR-10 toda instalação deverá ser desligada para qualquer intervenção.
Fita isolante Um dos consertos mais fáceis e econômicos em um cabo que está prestes a ruir é usar nele fita isolante. O método não promete beleza, porém garantirá segurança e eficácia. Fitas isolantes podem ser encontradas por R$4 em qualquer loja de materiais para construção.
Basicamente, existem três tipos de emendas de condutores elétricos que podem ser realizadas: rabo de rato, prolongamento e emenda de derivação. Cada qual depende do tipo do condutor elétrico, ambiente e também qual é a finalidade da emenda.
Para finalização de emendas com fios rígidos, recomenda-se uso de dois alicates universais para garantir mais firmeza. No caso cabo flexível, nunca torça os filamentos antes de fazer a emenda. Isso prejudica a condutibilidade pois provoca menos contato.
Para dar uma melhor fixação dos condutores, acabamento e não ficar pontas capazes de danificar a isolação das emendas utilize um alicate universal. Ao realizar a isolação da emenda, passe a fita isolante várias vezes até ficar com a mesma espessura do próprio fio.
Há três tipos fundamentais de emendas que serão usadas de acordo com o tipo de serviço que iremos realizar: - a emenda “rabo de porco” - é a mais comum nas instalações elétricas das residências, pois é o tipo que se usa quando se ligam dois fios nas caixas de ligação e nas caixas dos interruptores e tomadas.
Fazendo emenda de derivação com fio flexível. A emenda de ligação, também conhecida como rabo de porco, é muito utilizada para unir dois ou mais condutores em caixas de passagem. Este tipo de emenda é usada em condutores rígidos.
Qual é a santa protetora dos estudantes?
Quais as fases da implementação das políticas públicas?
O que fazer quando o rim está dilatado?
O que o lúpus provoca no organismo?
O que fazer quando a multa chega atrasada?
Como se forma o barulho do trovão?
O que comemora Dia 3 de fevereiro?
Quem tem direito a pensão por morte de Ex-combatente?
Qual a diferença de brasagem e soldagem?
O que compreende a legislação tributária?
Como ocorre a transmissão sináptica de sinais entre neurônios?