Os mascarados e fantasiados se encontram e inventam danças e cenas teatrais. As máscaras são também bastante usadas no teatro. No gênero teatral comédia-de-arte há uma tradição na confecção e no uso das máscaras.
Na sua maioria, as máscaras de ritos tradicionais africanos são representações artísticas de seres míticos, ou forças personificadas da natureza ou ainda de antepassados que permitem o contato entre o mundo dos homens e o mundo espiritual. Podem, também, representar tipos humanos ou animais.
Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais.
Uma máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto. É utilizada para diversos propósitos: lúdicos (como nos bailes de máscaras e no carnaval), religiosos, artísticos ou de natureza prática (máscaras de proteção).
Em muitas culturas ditas primitivas da África, da América e do Oceano Pacífico, as máscaras são usadas em cerimônias religiosas. São feitas de diversos materiais naturais como madeira, fibras, palhas, barro, chifres, conchas, plumas, peles de animais, pedras, tecido ou espiga de milho, entre outros.
Máscara Bwa. O povo Bwa da Burkina Faso, país da África Ocidental, utiliza máscaras de animais para evocar seus espíritos, alguns dos animais representados em suas máscaras são crocodilos, búfalos e falcões.
Máscara do povo Bwa Eles vivem na região de Burkina Faso e possuem em suas manifestações culturais a tradição das máscaras em formato de placa. Essas máscaras simbolizam instrumentos de conexão entre o universo selvagem e o universo social. Elas interagem equilibrando as forças e trazendo entendimento e paz.
Em todos os continentes, principalmente na área abaixo da linha do equador, encontramos culturas que preservam o uso da máscara em seus rituais sagrados.
Eles acreditavam na dupla vida de cada ser, de um lado humana, de outro animal. Desta forma, as máscaras também eram produzidas com uma feição duplicada; em algumas festas erguia-se a mais externa, revelando a outra, até então oculta.
Na América, elas desembarcaram junto com os europeus que para lá se transferiram, tanto como brinquedos infantis, quanto para bailes e outras festas. Em Veneza, no século XVIII, as máscaras transformaram-se em itens de consumo cotidiano por todos os seus habitantes, velando apenas o nariz e os olhos.
Máscaras sociais são as atitudes sociais que precisamos assumir nos mais diferentes tempos e espaços da sociedade contemporânea. Bertolt Brecht utilizou a palavra “gestus” para se referir às atitudes sociais nas inter-relações dos personagens.
Quando princesa Isabel assumiu o trono?
Quem é maior Havan ou Magazine Luiza?
O que o chá de canela faz no útero?
Quando ocorreu a Revolução Cultural?
Qual a cidade de Portugal mais perto da Espanha?
Qual a formatação de uma petição inicial?
Qual a composição da palavra girassol?
O que é investidor qualificado Itaú?
Qual o primeiro nome da cidade de Salvador?
Para que serve o GB do celular?
Onde é mais fácil conseguir o visto americano?
O que espanta mau-olhado e inveja?