O que pode ser analisado com a interpretação de gasometria
Os valores normais do exame gasometria arterial são: pH: 7.35 - 7.45. pO2 (pressão parcial de oxigênio): mmHg. Bicarbonato (HCO3): 22 - 26 mEq/L.
Os parâmetros mais comumente avaliados, e seus valores de referência, na gasometria arterial são:
Através da hemogasometria é possível analisar os gases sanguíneos, verificando pressão parcial de oxigênio (pO2) e pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2), bem como do bicarbonato e do pH. Para avaliação das desordens respiratórias primárias ou da função pulmonar, o sangue arterial é o de eleição.
Nesta avaliação também é necessário observar alguns outros parâmetros como o excesso de base (BE), a glicose e o lactato. “Um exemplo importante de acidose de origem metabólica é a acidose lática, que ocorre quando pH e HCO3- estão diminuídos e a concentração de lactato está aumentada”, explica Bárbara.
A gasometria consiste na leitura do pH e das pressões parciais de O 2 e CO 2 em uma amostra de sangue. A leitura é obtida pela comparação desses parâmetros na amostra com os padrões internos do gasômetro. Essa amostra pode ser de sangue arterial ou venoso, porém é importante saber qual a natureza da amostra
Esse pequeno manual tem como objetivo ajudar o Clínico Veterinário a interpretar os resultados dos exames de gasometria e eletrólitos sanguíneos realizados pelo Laboratório Santé.
Os principais parâmetros que observamos no exame de gasometria são: pH, SatO2 (saturação de oxigênio), pCO2 (pressão parcial do gás carbônico), HCO3 (bicarbonato), Ânion Gap (AG).
O que significa quando a pessoa te marca no Instagram?
Quando é feito um gol no handebol?
Como marcar mensagem como spoiler?
Quais as formas de manter uma equipe motivada e prestar bons serviços?
Como marcar uma pessoa nos status?
Quem foi Nikola Tesla e o que ele criou?
Como mudar o meu IP para americano?
Faz mal usar bicarbonato no rosto?
Como limpar a pasta do Windows?
Como limpar membrana do teclado?
O que deve constar no certificado de calibração?