Como diagnosticar o ceratocone? Em caso de suspeita da doença, o diagnóstico é feito por meio do exame oftalmológico e confirmado pela Topografia Corneana Computadorizada – exame que faz um estudo topográfico de superfície da córnea, ou seja, um retrato mais apurado da córnea.
Este exame tem como principal indicação a avaliação da curvatura da córnea que funciona como uma lente de 60 Dioptrias. Se existe uma curvatura anômala, a luz será refratada com irregularidade e a imagem que se formará na retina será borrada, traduzindo-se por baixa acuidade visual.
Topografia Corneana (Ceratoscopia Computadorizada) Um dos exames oculares mais importantes é a topografia corneana, pois por meio de um equipamento especializado é possível ver o mapeamento topográfico do relevo da córnea.
O preço do exame, geralmente, é a partir de R$ 200,00 — mas pode variar, dependendo do local. A topografia de córnea é um exame importante para diagnosticar doenças oftalmológicas em estágios iniciais. Por isso, o ideal é que seja realizada periodicamente — sempre com o acompanhamento de um profissional especializado.
A gravidade do ceratocone é dividido em 4 graus de acordo com os especialistas:
Anatomia Macroscópica. Sua superfície anterior é elíptica, medindo aproximadamente 12,6 mm no meridiano horizontal e, 11,7 mm no vertical. Com uma espessura média de 0,52 mm na região central e de 0,65 mm ou mais, na região periférica.
A topografia da córnea pode ser representada em forma de gráficos coloridos (veja fotos superiores), permitindo assim uma leitura mais simplificada. As curvaturas da superfície anterior e posterior da córnea podem ser expressas como raios de curvatura em milímetros ou em termos clínicos mais frequentemente em dioptrias ceratométricas.
Todo esse acompanhamento pré-operatório, bem como o próprio exame de Tomografia Corneana, são realizados no Laser Center IOC: um andar inteiro da clínica reservado à avaliação dos candidatos a uma Cirurgia Ocular Refrativa a Laser.
A Tomografia de Córnea também é capaz de avaliar a presença concomitante de outras alterações oculares dignas de nota na escolha da técnica de Cirurgia Refrativa a ser utilizada, como o Ceratocone ou a presença de Glaucoma de Ângulo Fechado.
Uma vez que a córnea é normalmente responsável por cerca de 70% do poder de refração do olho, a sua topografia é de importância fundamental na avaliação e diagnóstico de diversas doenças dos olhos ou em avaliações pré-operatórias em algumas cirurgias.
Como quitar financiamento imobiliário Santander?
Como deixar de ser trouxa no casamento?
Como tirar muda da trapoeraba roxa?
Pode plantar Cymbidium na terra?
Como plantar trepadeira no Minecraft?
Como pintar uma porta de madeira na cor branco?
Como plotar em folha A4 no AutoCAD?
Como raspar a cabeça sem alergia?
O que é crimpagem de cabos de rede?
Como fazer um projeto de mentoria?
Como propagar suculenta colar de pérola?
Como fazer raspas de chocolate para decorar docinhos?
Como amortizar parcelas financiamento Itaú?