Como calcular o Grau de Alavancagem Operacional (GAO)
A alavancagem operacional é um conceito que está intimamente relacionado aos custos fixos e variáveis de uma empresa, e à maneira como esses valores trabalham entre si. Se por um lado os custos fixos englobam a receita líquida, por outro, os custos variáveis acompanham a proporção dessas receitas.
Com isso, são utilizados no calculo os lucros anteriores e posteriores aos pagamentos de juros, relacionados na fórmula:
O grau de alavancagem operacional é abreviado como GAO. Esse grau mede principalmente dois comportamentos: Variação nos lucros da empresa com relação à diferença conseguida nas vendas. Medição do Ponto de Equilíbrio, quanto maior for o grau mais próxima a empresa estará desse ponto.
O GAF pode ser encontrado com o uso das seguintes fórmulas: GAF = Variação % no Lucro Líquido / Variação % no LAJIR = ∆LL / ∆LAJIR = nº de vezes. GAF = LAJIR / LAJIR – Despesas Financeiras = JAJIR / LAIR = nº de vezes.
Como calcular o Grau de Alavancagem Financeira (GAF)? Porém, em todas é fundamental os conceitos de LAJIR e LAIR. Sendo: RPL= Retorno sobre o Patrimônio Líquido = Lucro líquido/Patrimônio Líquido. RAT= Retorno sobre o Ativo Total = Lucro depois do Imposto de Renda e antes dos juros/Ativo Total.
Alavancagem operacional ocorre quando um crescimento de x% nas vendas provoca um crescimento de n vezes x% no lucro bruto. O efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção, fazendo com que o custo unitário da mercadoria seja reduzido.
O GAO, ou Grau de Alavancagem Operacional, possui dois objetivos principais: medir a distância que a empresa está do Ponto de Equilíbrio e medir os desvio no lucro em razão de uma mudança nas vendas. O GAO é dado pela variação percentual no lucro operacional (EBITDA) dividido pela variação percentual da receita.
O cálculo do GAF GAF = retorno sobre o patrimônio líquido (RPL)/retorno sobre o ativo total (RAT). O RPL é a relação entre o lucro líquido e o patrimônio líquido. Já o RAT é o resultado do lucro da empresa após a aplicação do imposto de renda e antes dos juros em relação ao ativo total da organização.
A fórmula do GAO é constituída da seguinte maneira: GAO = variação percentual no lucro operacional dividido pela variação percentual nas vendas. Com esta fórmula, o próximo passo entender qual o tipo de alavancagem operacional será aplicada na operação da sua empresa.
Como calcular o grau de alavancagem operacional? O cálculo do Grau de Alavancagem Operacional, também conhecido como GAO, possui duas finalidades: medir a distância que a empresa está do Ponto de Equilíbrio e medir a variação no lucro em razão de uma variação nas vendas.
Alavancagem operacional é apenas um dos tipos de alavancagem que podem ser efetuadas no mercado por alguma companhia. Seu objetivo principal é fazer com que a produção gere uma maior receita. Tais resultados podem ser mensurados através de uma proporção dos custos fixos, quando comparados aos custos variáveis.
Ou seja, o grau de alavancagem corresponde a margem de contribuição unitária (P – CV da fórmula) multiplicado pela quantidade e dividido pelo lucro operacional.
Depois de alavancada, a empresa precisa ficar de olho no GAF, ou Grau de Alavancagem Financeira. Este número demonstra o grau de risco que a empresa está correndo. Como calcular o Grau de Alavancagem Financeira (GAF)? Existem várias formas de se calcular o Grau de Alavancagem Financeira.
O que pode causar queda de energia?
Quanto tempo o INSS tem para pagar auxílio-doença?
Quem tem colesterol alto pode comer tilápia?
Como aquecer a piscina no inverno?
O que é ser um médico residente?
Como preencher nome e sobrenome composto?
Qual o final da Dani em Chiquititas?
O que acontece se eu não pagar o GRU do passaporte?
São exemplos de cores secundárias?
O que era o fruto que Eva comeu?
Qual é a melhor estratégia para o enfrentamento das múltiplas expressões da questão social?
Como fazer a nova guia voltar ao normal?
Como escrever comunicação interna?
Quando a diretora Olívia morreu?
Quanto tempo demora para colar o osso da perna?