A educação popular, através das suas práticas de cunho emancipatório pode ser considerada uma estratégia importante, primeiro para o desvelamento da questão social, segundo para o seu enfrentamento, tanto por parte de profissionais atuantes no âmbito social/educacional, como também, e sobretudo, por parte dos sujeitos ...
A questão social se põe como alvo da intervenção do Estado, por meio das políticas sociais públicas, ao mesmo tempo em que o empresariado, movido de um novo espírito social, substitui a mera repressão e assistência eventual por mecanismos que visam a colaboração entre capital e trabalho.
Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade, como por exemplo a pobreza, raça, etnia, desemprego, violência, descriminalização de gênero, dentre outros.
A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...
“Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.
31 curiosidades que você vai gostar
A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. Saiba mais sobre o significado da Desigualdade social.
2 QUESTÃO SOCIAL NO CRAS
Quando se fala em questão social, de imediato se associa o termo a problema social geralmente com classe3 determinada, a dos pobres. Dependendo da perspectiva de análise, pode ser vista como disfunção, anomia social, ou até mesmo ameaça a ordem social vigente.
Assim sendo, o tratamento da questão social passa a ser segmentado, filantrópico, moralizador e comportamental. A ação é de educação e de filantropia. Argumenta o autor: Desta forma, em vez de tratar da pobreza com ações filantrópicas/assistenciais, ela passa a ser reprimida e castigada.
A desigualdade social é oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida.
Contudo, atualmente, a questão social vem sendo naturalizada, o que conforme Iamamoto (2012, p. 163) se justifica através da “transformação de suas manifestações em objeto de programas assistenciais focalizados de pobreza ou em expressões da violência dos pobres, cuja resposta é a segurança e a repressão oficiais”.
Sabe-se que, é no interior da escola, no cotidiano dos alunos e de suas famílias, que se configuram as diferentes expressões da questão social, como desemprego, subemprego, trabalho infanto-juvenil, baixa renda, fome, desnutrição, problemas de saúde, habitações inadequadas, drogas, pais negligentes, famílias ...
As questões sociais incluem a pobreza, a violência, poluição, injustiça, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade, bem como o aborto, casamento gay, controle de armas e religião, para citar alguns.
Dentre as consequências dessas transformações estão a intensificação e a expansão de formas precárias de trabalho, o agravamento do pauperismo, o avanço do desemprego, a informalidade, as subcontratações, a miséria e a perda de direitos sociais.
O assistente social é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, e intervir para melhorar as condições de vida do usuário.
A "nova questão social", por sua vez, decorre do crescimento do desemprego e do surgimento de novas formas de pobreza.
Resumo:A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas popu- lares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central.
Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.
No geral a desigualdade social ocorre nos países subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante a falta de uma educação de qualidade, falta de oportunidades no mercado de trabalho, e também da dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos pela maior população, a maioria fica a mercê de uma minoria que detém de ...
A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo. Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
Explica que as manifestações imediatas da “questão social” (forte desigualdade, desemprego, fome, doenças, penúria, desamparo frente a conjunturas econômicas adversas etc.)
Noutras palavras, a “questão social” revela-se através do conflito existente entre capital/trabalho, cuja história é atravessada pela usura e avareza dos ricos e pela resistência daqueles que são diariamente expropriados dos seus meios de sobrevivência, qual seja os trabalhadores.
Não se pode precisar um período específico do surgimento das primeiras identificações chamadas políticas sociais, visto que, como processo social, elas se originam na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo como a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal.
O Serviço Social no CRAS tem como finalidade acompanhar as famílias referenciadas a ele.
Quais são as principais atribuições do CRAS?Atendimento e acompanhamento familiar.Atendimento direto e indireto do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.Atividades envolvendo grupos de famílias da comunidade.
O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
Como criar um portfólio de marketing?
Como se escreve a palavra Contramestre?
Como deve ser feito um texto empresarial?
Como montar um portfólio rápido?
Como criar um portfólio de freelancer?
Como fazer um prato vegano balanceado?
Qual o significado da palavra voa?
Como fazer um portfólio de obras de arte?
Como montar um kit de desenho?
Pode tomar suco natural todos os dias?
Qual é significado da palavra recepção?