“Memória de elefante” é uma expressão idiomática na língua portuguesa, que é utilizada para se referir às pessoas que possuem uma boa memória, que não esquecem das coisas facilmente. Esta expressão popular surgiu a partir da observação de uma característica marcante e fascinante sobre os elefantes.
Estudos do córtex cerebral dos elefantes indicam que os animais possuem uma rede grande e complexa de neurônios. Eles também possuem o hipocampo e os lóbulos temporais bem desenvolvidos, o que é compatível com a boa memória que esses mamíferos demonstram ter.
Manter a boa memória é um dos fatores mais determinantes para garantir vitalidade durante o envelhecimento. Fazer atividades que ativam a memória ajuda a evitar o desenvolvimento de enfermidades e ainda reduz a necessidade de comportamentos prejudiciais à saúde, como a automedicação.
Assim, veja a seguir 7 dicas para mudar sua rotina e melhorar a memória.Aprender sempre algo novo. ... Fazer anotações. ... Relembrar. ... Reler a informação com frequência. ... Fazer atividade física. ... Dormir bem. ... Ter uma vida social ativa.
A fama pode ser do elefante, mas quem tem a melhor memória do reino animal é outro mamífero. Biólogos da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram que os os golfinhos conseguem reconhecer o som específico do "assobio" escutado até 20 anos atrás.
37 curiosidades que você vai gostar
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Essa troca de informação entre um golfinho e outro ocorre através de vibrações pela ecolocalização.
Por isso sim, estes animais têm uma memória incrível! Tal até já foi provado em vários testes e experiências. Eles podem ficar durante anos sem ter qualquer contacto com um determinado elefante com o qual já se tinham alguma vez se relacionado – e, ainda assim, vão recordar-se do colega!
Por exemplo, a memória de curto prazo dos chimpanzés dura apenas 27 segundos. De acordo com o National Geographic, o cérebro dos animais tem uma grande preocupação com a sobrevivência e não se importa tanto com detalhes triviais. Mas não se preocupe, seu cachorro não vai esquecer quem é você e que ele te ama.
"Um banho de lama é algo que os elefantes simplesmente amam - por várias razões. O banho de lama por si só os refresca (leia mais: http://tinyurl.com/p6h9bny), eles se divertem ao espirrar água e brincar, constroem uma camada de lama sobre si mesmos que os protege do sol ardente e de insetos agressivos.
— Este estudo mostra que, em seu habitat natural, os elefantes dormem apenas duas horas por dia. ... As elefantas dormiam no chão apenas por uma hora. No resto do tempo, repousavam em pé. Isso poderia limitar suas chances de ter fases regulares de sono ou sono profundo, durante o qual ocorrem os sonhos.
O golfinho é o segundo animal mais esperto do mundo. Têm consciência deles mesmos e por isso conseguem reconhecer-se no espelho. O seu cérebro é muito maior que o dos humanos, e têm uma linguagem muito completa e complexa baseada em diferentes sons.
-Qual é o animal menos inteligente do mundo? -Podemos classificar como menos inteligentes animais simples, que não têm cérebro, como várias espécies de invertebrados. Por exemplo, esponjas-do-mar e pepinos-do-mar.
Nos humanos, ele é de 1,75. Nos cetáceos, chega a 2,7.
Os golfinhos apresentam um grande desenvolvimento psíquico, e sua inteligência é comparável ou maior à dos primatas. Os golfinhos apresentam um grau de inteligência similar à de seres humanos, mas ainda existem diversos estudos em andamento para comprovar e quantificar esses níveis de inteligência.
Essa espécie emite diversos sons diferentes que são usados para que eles se comuniquem. Diante disso, os golfinhos são capazes ainda de aprender sistemas de comunicação criados pelo homem. Alguns estudos com eles mostraram que podem responder perguntas realizadas por treinadores.
Uma fêmea de bonobo, paciente e perseverante, arrebatou de um grupo de chimpanzés machos o título de “macaco mais inteligente do mundo”, em um concurso organizado por zoológicos belgas. O resultado surpreendeu os primatologistas.
A mula, animal teimoso e perseveranteA mula é um animal que está conosco desde o começo da história da humanidade. ... “Você é mais teimoso que uma mula” é uma frase que já ouvimos dezenas de vezes ao longo de nossa vida, isso mostra que desde os tempos antigos já conhecíamos a teimosia deste animal.
Qual é o animal mais chato do mundo? O escroto do pombo. Temos animais mais perigosos, animais que provocam mais medo e animais mais nocivos, porém, quando o assunto é ser chato, ninguém bate a porra do pombo. Começa pelo fato do pombo ser um animal débil metal, o que, por si só, já o faz muito inconveniente.
1. Morcego-vampiro. Eles não possuem esse nome à toa: se alimentam de sangue e, para isso, têm uma “visão de sangue”. Esses animais conseguem “ver” o sangue devido a canais sensíveis ao calor que possuem nos narizes.
Um novo estudo acaba de concluir que os elefantes, com suas cabeçorras, têm o cérebro três vezes maior do que o nosso e, além disso, o triplo do número de neurônios. Entretanto, por mais inteligente que sejam e por melhor que seja sua memória, não tem como comparar suas habilidades cognitivas às do homem.
"O número de cromossomos dos dois (gato e cachorro) é diferente. Cientificamente é impossível este tipo de cruzamento, mas só o exame poderá determinar isso. Tudo pode não passar de um mal entendido", disse Pacheco. A distância evolutiva entre os bichos é a maior que pode existir entre dois mamíferos carnívoros.
Mas os porcos podem ganhar de crianças de até 3 anos em jogos de memória. A espécie é considerada a quarta mais inteligente do planeta – ficando atrás apenas dos humanos, chimpanzés e golfinhos. O seu QI chega a superar o dos cachorros. Os porcos têm uma boa memória de longo prazo.
De fato, o paquiderme não teme os ratos, mas, de acordo com estudo divulgado pela Discovery, eles têm medo de animais bem menores: as abelhas. Eles até disparam um alarme quando os insetos se aproximam. E isso pode ajudar a salvar plantações.
Apesar de seu peso e tamanho volumosos, eles também preferem o conforto de deitar-se para dormir e descansar corretamente. No entanto, a curiosidade destes grandes mamíferos não está tanto na forma como dormem, mas na quantidade. Os elefantes selvagens só dormem durante cerca de 2 horas.
Qual o melhor tratamento para protusão discal?
Como emitir boleto de multa RS?
O que é força e como ela se manifesta?
Como descobrir se é ou não uma PA?
Como podemos medir a desigualdade social de um país?
Como pagar IPVA vencido 2020 Goiás?
Quando é que uma proposição é verdadeira?
Como usar protetor solar e maquiagem ao mesmo tempo?
Como faço para parar a atualização do Windows?
Quais os sintomas da pneumonia química?
O que significa quando uma pessoa fica em silêncio?
Qual lixa usar para taco de madeira?