Ouça em voz altaPausarNesse sentido, para que a inclusão do aluno surdo na sala de aula regular aconteça, é necessário existir adaptação curricular e profissionais qualificados (JESUS, 2015), como professores preparados e intérpretes de LIBRAS para realizar a mediação entre os demais sujeitos da escola.
Ouça em voz altaPausarAtualmente percebe-se um grande impasse por parte da criança surda ao ingressar na escola, principalmente no processo inicial decorrente de diversos fatores como: limitações pessoais, o conhecimento parcial da língua pela qual se comunica (LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais), o preparo não adequado dos professores e ...
Dicas Básicas!
Ouça em voz altaPausarO ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças.
Ouça em voz altaPausarA dificuldade de comunicação e compreensão é um dos mais relevantes problemas que afetam a vida social de um surdo. Sabendo disso, em uma matéria desenvolvida por Daniele Pechi e disponível no site da revista Nova Escola, ela afirma existirem no Brasil cerca de 230 intérpretes capacitados em salas de aula.
Ouça em voz altaPausarAs maiores dificuldades relatadas pelos professores foi a falta de tempo para preparar as aulas com atividades diferenciadas para os surdos e alunos com deficiência auditiva, a falta de capacitação no estudo de Libras e, também, a quantidade de alunos nas turmas o que torna quase impossível a atenção à esses alunos.
Os alunos surdos são plenamente capazes, se dadas as condições ideias para sua aprendizagem. A questão do uso de uma língua de sinais não pode ser um entrave para sua escolarização e formação de cidadão.
O intérprete faz a ponte entre o professor titular, os colegas e o aluno surdo, mas isso não quer dizer que o contato direto não deva ser estimulado: aprender ase comunicar em LIBRAS, mesmo que for dentro do possível, é o ideal para que esse aluno sinta que as pessoas se interessam em interagir com ele.
Todo o material terá sido escolhido para este tipo de população, que é maioria. Os professores, sem exceção, devem aceitar as diferenças individuais de cada criança. Não há mais espaço para preconceito e desinformação, abandonando a ideia de que a criança surda não é capaz de aprender porque não oraliza como as demais.
A inclusão de surdos tem como meta colocar a criança em condições sociais de interação com os ouvintes, explorando ao máximo suas condições sócio-cognitivas para o acesso aos bens culturais. Os professores ainda estão inseguros e não sabem como atender os alunos surdos.
Quando o dono morre o cachorro sente?
Quais os componente curriculares?
Que tipos de contrato admite a cláusula solve et repete?
Qual significado do bege no Ano Novo?
Quem tem direito à gratuidade no casamento?
O que é bom para deixar a pedra de mármore brilhando?
Quando a letra U é pronunciada?
Onde está escrito na Bíblia que Jesus tinha uma tatuagem?
O que são recursos minerais exemplifique os?
O que usar para fixar perfume?
Quais os tipos de atos discricionários?
Porque duquesa e não princesa?
Como fazer uma declaração de defesa?
Quando termina o pente fino do INSS em 2021?
Qual é a transitividade do verbo possuir?
Porque Dia 20 de julho é Dia do Amigo?