Como incentivar e trabalhar a musicalização infantil
“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...
Comece longe do instrumento, apenas escutando a música que você pretende executar. Depois de escutá-la algumas vezes, tente acompanhar o ritmo batendo palmas. Em seguida, siga a melodia assobiando-a. Qualquer coisa que você possa fazer para incluir o seu corpo no aprendizado é uma vantagem.
A iniciação musical infantil tem como sua base elementar dois elementos: o som e o silêncio, que vem de seus primeiros contatos com o mundo sonoro, quando a criança começa a identificar e reconhecer os sons, e são esses elementos que a ajudarão a aprender a formar ritmos e cadências.
Além disso, uma boa dica é explorar os materiais disponíveis em casa, como panelas, potes de plástico, caixas de madeira ou papelão, latas de alumínio, utensílios de cozinha e diferentes materiais que fazem sons. “Nesses momentos em casa, as crianças também podem ir à janela para tentar ouvir os sons externos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino da música tem por objetivos gerais abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através dela, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos.
O objetivo principal da musicalização não é ensinar a criança a tocar um instrumento musical, mas ajudar a criança em seu desenvolvimento integral (em seus aspectos motores, cognitivos e emocionais) e fazer com que a criança amplie seu repertório musical.
Escutar com atenção letras de músicas nacionais pode ser uma aula de história! Como atividade, proponha contextualizar a canção com a época, a região, os grupos sociais e seus costumes. Vale também interpretar as gírias e metáforas utilizadas na letra, o que pode gerar conversas sobre política e cultura.
a musicalização ajuda a criança a se torne um ouvinte capaz de desenvolver um extenso universo sonoro. As atividades de musicalização permitem que as crianças conheçam a si mesma e ainda contribui no seu desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo.
A musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior. Portanto, trabalhar com a música na educação infantil é importante.
O estudo aborda um pouco do aspecto histórico, suas normas e legislações, relacionando a importância da música para a construção do saber e seus benefícios no desenvolvimento da aprendizagem da criança no espaço da educação infantil.
Na verdade, existe música na educação infantil há muito tempo, mas o que muda agora é que não estamos mais falando da musiquinha que a criança sempre cantou na hora de ir para o lanche, na hora de escovar os dentes ou nas festinhas escolares. O foco é outro, é fazer despertar na criança o interesse por ritmos e sons.
Um curso de musicalização infantil auxiliar bastante nesse processo, ajudando a descobrir maneiras de planejar atividades musicais que envolvam todas as crianças.
Porque a tornozeleira pisca azul?
Como saber se meu ex me Stalkeia?
Como receber prêmio da loteria via Mercado Pago?
Por que circulam cédulas falsas de dólar?
Como resolvemos os conflitos de interesse e opinião?
Quanto é o aluguel de vaga de garagem?
Como saber se o metatarso está quebrado?
Quando o elemento é considerado radioativo?
Qual é a solução para sobremordida?
Como atualizar IP do DDNS Intelbras?
Como funciona a voltagem do estabilizador?
Como se ler um exame de espermograma?
O que é resgate de debêntures?
Como saber se o seu ex está com outra?
Como tirar meu dinheiro da Rico?
Como resolver o problema Ethernet não tem uma configuração de IP válida?