O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios e, inicialmente, costuma surgir como uma mancha pequena e única, que pode aumentar em tamanho e em quantidade caso o tratamento não seja realizado.
Isso ocorre porque os melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina (substância que colore a pele), começam a ser atacadas por algum motivo desconhecido pelo sistema de defesa. Sem o pigmento, a cor da pele muda, os pelos do local afetado nascem brancos — e a região fica sensível a queimaduras solares.
Além de surgir nos braços, pés, mãos e em todo o corpo de cada indivíduo, o vitiligo também pode se apresentar em lugares inusitados, como o cabelo e o interior da boca. Ele surge aos poucos e, conforme vai progredindo, a pessoa vai apresentando novas manchas, em novos lugares do corpo.
A doença é caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, diminuição da cor, com manchas brancas de tamanho variável na pele. O vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física. No entanto, as lesões provocadas impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente.
Vitiligo faz mancha acrômica ( totalmente branca - sem cor ), já o chamado pano branco ( Ptiríase Versicolor ) pode causar lesões de cores diferentes ( por isso "versicolor" ), inclusive mais claras, mas nunca tão brancas qto às do Vitiligo!
23 curiosidades que você vai gostar
O pano branco e o vitiligo são doenças de pele completamente diferentes. O vitiligo dão manchas normalmente bem mais brancas do que as de pano branco com superfície lisa e, às vezes, brilhosa.
O vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada por manchas claras que se desenvolvem na pele. A condição é causada pela falta de melanina, que é o pigmento da pele. A doença pode afetar qualquer área da pele e há dois tipos: o vitiligo segmentar e o não segmentar.
A camada mais profunda é a hipoderme, composta por adipócitos que são as células de gordura. Vitiligo é uma doença muito comum, acomete aproximadamente 1% da população mundial, ou seja, uma em cada cem pessoas tem vitiligo.
A pigmentação da pele é a combinação de uma série de fatores, entre eles, destacam-se a quantidade e o tipo de melanina produzida na pele, a presença de vasos sanguíneos, e a espessura do estrato córneo.
Como se prevenir?evitar o estresse;levar uma vida tranquila;cuidar da saúde mental;passar protetor solar diariamente;visitar periodicamente o dermatologista;verificar o histórico da doença na família;usar dermocosméticos especiais.
“As pessoas nascem com uma tendência genética para ter vitiligo, não é qualquer pessoa que pode ter vitiligo. Não é uma doença contagiosa, se você não tem a tendência genética você nunca vai ter a doença”, esclarece Castro.
Os sintomas mais frequentes de pano branco na pele são:Manchas circulares amareladas ou esbranquiçadas;Descamação da pele;Manchas brancas que aumentam lentamente de tamanho;Manchas que desaparecem após o verão.
Nele, uma ou mais manchas podem surgir em, pelo menos, três partes do corpo, com evolução rápida (cerca de semanas ou alguns poucos meses) seguida de estabilização.
Existem dois tipos de vitiligo:Segmentar ou Unilateral: quando as manchas se manifestam apenas numa parte do corpo; e.Não segmentar ou bilateral: quando as manchas se manifestam nos dois lados do corpo e normalmente aparecem em extremidades como mãos, pés, nariz e boca. Este é o tipo mais comum da doença.
Sabe-se que alguns fatores associados desencadeiam ou pioram o quadro. Entre eles, destacam-se traumas e distúrbios emocionais importantes. Em vista disso, o acompanhamento psicoterápico pode ajudar no tratamento. Drauzio – O impacto que as lesões do vitiligo provoca nos portadores da doença é muito grande.
Pessoas com vitiligo devem ficar atentas quanto à alimentação, evitando defumados, gorduras animais e frituras. Aumentar o consumo de vegetais, de fontes de ômega 3 e de probióticos. É importante o consumo de alimentos ricos em fenilalanina, aminoácido precursor da melanina.
O pano branco pode ser tratado, recorrendo-se a medicamentos de uso tópico (cremes, loções, sprays e xampus) ou oral (comprimidos) dependendo da extensão da infecção. O uso tópico é o tratamento mais comum na maioria dos casos.
Os remédios indicados para o tratamento do pano branco são os antifúngicos, como o cetoconazol ou itraconazol, que age impedindo o crescimento do fungo na pele e devem ser prescritos pelo clínico geral ou dermatologista, podendo ser usados na forma de gel, pomada ou comprimidos, dependendo da gravidade dos sintomas.
Para tratar a pitiríase versicolor deve-se passar pomadas antifúngicas no local afetado e, por isso, o melhor é consultar um dermatologista para saber qual a melhor opção.
...
O tratamento para o pano branco é feito com o uso de pomadas antifúngicas, como:Econazol;Cetoconazol.Terbinafina.
Existem cremes e pomadas que podem auxiliar no tratamento de vitiligo, a função deles geralmente é fazer as manchas retornarem à cor natural. Podem ser utilizadas pomadas como imiquimod, tacrolimus e pimecrolimus, que mostram bons resultados.
Os apêndices da pele, tais como folículos pilosos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global.A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea).A camada mais externa de pele é conhecida como camada córnea e é onde as células mortas são regularmente depositadas.
Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme.
A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina.
Derme e Epiderme
A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. A derme pode ser até 40 vezes mais espessa que a epiderme. Enquanto a derme garante a elasticidade e resistência da pele, a epiderme funciona como uma barreira de proteção do corpo.
Quando podar flamboyant mirim?
Como plantar um galho de limão?
Como podar abacate para não crescer?
Como montar um negócio em sociedade?
Quais as formas de contaminação do Trypanosoma cruzi ao homem?
Como cultivar Capim Santo em apartamento?
Como o psicólogo pode ajudar os idosos?
Como ocorre a transmissão por Naegleria fowleri?
Como funciona a programação de um programa?
Onde se aplica à Toxicologia Ambiental?
Como trabalhar com gravuras em sala de aula?
Como pode ser o meio de transporte?
Qual a explicação para o fato do gás carbônico CO2 ser gás à temperatura ambiente?
Quais são as forças intermoleculares envolvidas no processo de interação fármaco receptor?
Como os levitas deveriam levar a arca?