A cor e o tipo do cabelo são determinados por herança monogênica (um gene da mãe associado a um gene do pai). O gene dominante predomina e caracteriza-se por cabelo castanho ou vermelho, ondulado ou encaracolado.
Porque é questão de genética, como já foi dito, e o responsável pela textura dos fios de cabelo é o gene trichohyalina. É ele que determina qual será o tipo de cabelo da criança e esse gene é um gene hereditário que é passado, portanto, de pais para filhos.
As características do cabelo variam dependendo de um gene dominante ou recessivo. O cabelo escuro é sempre dominante sobre o loiro e ruivo. E os cacheados sobre os lisos. A cabeça cheia de cabelo também é mais comum e dominante, enquanto a calvície é recessiva.
"Quando faz um ângulo de 90 graus, o cabelo fica liso; quando essa inclinação for ao redor de 45 graus, encaracolado. Agora, quando e é quase paralelo à epiderme, ele fica bem enrolado", afirma o tricologista. Ou seja, quanto mais encurvado for o folículo, mais crespa será a textura!
Cabelo liso: típico das etnias mongólica, oriental e nos esquimós e indígenas. O folículo está em posição reta. Assim o fio cresce liso ao sair do couro cabeludo. Os fios são redondos no corte transversal, têm diâmetro regular e são consistentes.
42 curiosidades que você vai gostar
Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, na Austrália, descobriu a origem do cabelo cacheado e o gene responsável pela textura do fio: o nome dele é trichohyalina. É uma variação nesse gene que é capaz de determinar se os cabelos serão lisos ou cacheados.
Segundo o tricologista Adriano Almeida, isso acontece porque o cabelo ondula ao longo do seu próprio eixo - assim, próximo a raiz, ele ainda permanece liso.
A cor e o tipo do cabelo são determinados por herança monogênica (um gene da mãe associado a um gene do pai). O gene dominante predomina e caracteriza-se por cabelo castanho ou vermelho, ondulado ou encaracolado.
Em cada fio de cabelo há milhares de cadeias de alfa-queratina, que possuem átomos de enxofre. Quando dois destes dois átomos de enxofre se juntam, eles formam uma ligação de dissulfeto. Quanto maior o número dessas ligações, mais crespos os cabelos serão, e quanto menos ligações, mais lisos.
A etnia que mais varia o formato do cabelo é a europeia e descendentes, porque o folículo elíptico permite que as madeixas nasçam lisas, cacheadas ou onduladas, dependendo da predisposição genética.
- Tipo 3 ou cabelo ondulado: "Cabelo mais comum das brasileiras e representa 29% da população".
Aquelas que preferem um cabelo alinhado, o liso é uma ótima escolha: prático e oferece diversas combinações. Já aquelas que preferem ousar, o cabelo cacheado é a sua opção. Volumoso, esse é o estilo de cabelo que valoriza seus traços naturais. Por isso, o Incrível.
O cabelo liso natural é aquele sem qualquer ondulação, que não precisa de técnicas ou equipamentos para alisá-lo. É um tipo de cabelo conhecido por ser sedoso, já que a oleosidade natural dos cabelos atinge as pontas sem dificuldade. O liso natural pode ser classificado em fino, médio e grosso pela textura dos fios.
Fios cacheados são mais difíceis de cuidar do que os lisos? A resposta é não. Isso porque os dois tipos de cabelo têm as suas particularidades, que demandam uma rotina de cuidados para que os fios possam sempre estar saudáveis e bonitos.
Eles são classificados em:Genes Alelos Recessivos: representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) donde os fenótipos são expressos somente em homozigose.Genes Alelos Dominantes: representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose.
O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.
De acordo com o conhecimento atual da genética, alguns genes desempenham um papel determinante para a cor dos cabelos. Por exemplo, o alelo marrom é dominante, enquanto o alelo loiro é recessivo. Nessa linha, as cores escuras vêm de genes dominantes e as claras de genes recessivos.
Antes de tudo, é importante entender que existe uma estrutura do cabelo. Ela pode ser radicalmente alterada por tintura e processos químicos e depende de três fatores: propriedades da superfície do fio, grau de curvatura do fio e diâmetro da fibra capilar.
Se levarmos em consideração a produção de oleosidade, o cabelo será classificado em normal, oleoso, seco ou misto. O fio normal possui um brilho discreto e a oleosidade do couro cabeludo é controlada. Já o oleoso apresenta um aspecto brilhante, quase pegajoso e a produção de sedo no couro cabeludo é excessiva.
2. Cabelo ondulado2A - Ondulado fino: fios de cabelo ondulados, em forma de S muito suave, fáceis de modelar, quase lisos. Geralmente não tem muito volume;2B - Ondulado médio: fios de cabelo ondulados, formando um S perfeito. ... 2C - Ondulado grosso: fios de cabelo ondulados e volumosos, começando a formar cachos soltos.
Na realidade, pesquisadores detectaram que o hormônio responsável pela produção de pelos dos índios é muito fraco no corpo, porém, no couro cabeludo é extremamente forte. O resultado disto é um corpo “pelado” e pouquíssima queda capilar.
A resposta é simples: adaptação climática. A África é um continente tropical, ou seja, de temperatura elevada. Os africanos desenvolveram cabelos crespos para se adaptar ao clima quente. O formato do cabelo crespo serve como proteção para o couro cabeludo, como um chapéu natural devido ao entrelaçamento dos fios.
Cabelos loiros
Dentre as cores de cabelos mais raras do mundo está o loiro natural. Somente 2% da população mundial conta com essa coloração, que pode ter tido origem na Escandinávia, no norte da Europa. Conforme especialistas, a variação de tons loiros se deve à quantidade de eumelanina e feomelanina.
Desta forma, à medida que os primeiros fios caem, as mamães podem saber como será o cabelo das crianças a partir da aparência dos novos fios que surgem. Somente a partir dos seis meses de idade é que se torna possível ter certeza do cabelo liso.
Na idade adulta, eles voltam a ficar menos volumosos e iniciam um novo processo de afinamento entre os 50 e 55 anos. Por fim, o crescimento começa a ser reduzido por volta dos 60 anos de idade e o cabelo retorna à sua origem, tornando-se cada vez mais ralo e sem volume", explicou.
Quais são as matérias do High School?
O que é programa de governança corporativa?
Qual é o código da BNCC para leitura?
Quanto tempo dura a selagem orgânica?
Porque é importante estudar os gregos?
O que é doutrina do direito penal do menor?
Como fazer uma declaração de amor?
Como acessar uma pasta protegida por senha no Windows?
Como saber se a case do i11 está carregada?
Quando se preocupar com ferida?
Como fazer um diário de memorias?
Como usar o Microsoft Office de graça?
Como desativar o modo silencioso?
Quantas lojas tem o supermercado Savegnago?
Porque não se pode fumar no avião?