O conceito de Inteligência Emocional surgiu em 1990, proposto pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer.
A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.
Conceito de Inteligência Emocional foi definido academicamente pela primeira vez em 1990, pelos psicólogos e pesquisadores estadunidenses Peter Salovey e John D. Mayer, a partir do artigo “Emotional Intelligence”, publicado na revista Imagination, Cognition and Personality”.
De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. ... Ou seja, é uma habilidade que permite que as pessoas gerenciem melhor seus sentimentos e a forma que agirão com base neles.
De acordo com Goleman, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:Autoconhecimento emocional.Controle emocional.Automotivação.Empatia.Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)
18 curiosidades que você vai gostar
Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE), quais sejam:1 – Conhecer as próprias emoções. ... 2 – Controlar as emoções. ... 3 – Automotivação. ... 4 – Empatia. ... 5 – Saber se relacionar interpessoalmente.
O modelo original de Mayer e Salovey propõe a inteligência emocional como uma capacidade cognitiva, assim como outros tipos de inteligência. Já os modelos de Goleman e Bar-On são chamados de "modelos mistos" porque misturam capacidades cognitivas com aspectos de personalidade e motivação.
Quais são os benefícios da “Inteligência Emocional”?1 – Reconhecer as próprias emoções: ... 2 – Saber manejar as próprias emoções: ... 3 – Automotivação. ... 4 – Empatia. ... 5 – Saber se relacionar. ... Vantagens de cultivar a Inteligência Emocional. ... – Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;
A inteligência emocional é muito importante para estabelecer condições que promovem melhoria nos processos de comunicação. Pessoas que têm essa habilidade bem desenvolvida se expressam melhor e são mais persuasivas.
As características que demonstram inteligência emocionalautoconhecimento emocional;controle emocional;automotivação;reconhecimento das emoções em outras pessoas;relacionamentos interpessoais.
Desenvolvendo a Inteligência Emocional
Relacionar as principais competências comportamentais desta pessoa em relação ao seu contexto, pessoal e profissional. Fazer uma avaliação destes comportamentos, comparando o grau atual destas competências, com o grau desejável naquele contexto.
12 estratégias para ter mais inteligência emocionalAutopercepção.Identifique os “gatilhos” das suas emoções. ... Visite os seus valores. ... Procure feedback dos outros. ... Autogestão.Conte até dez. ... "Durma sobre o problema". ... Saiba que as mudanças estão “na esquina”.
O que são habilidades emocionais? Diferentemente de habilidades cognitivas, como a memorização e a análise, existem competências referentes às emoções, ao reconhecimento próprio e às relações interpessoais. Elas são conhecidas como emocionais e compõem o conceito de inteligência emocional.
Goleman descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. Segundo o psicólogo, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo.
Sinteticamente, para responder o que é inteligência emocional, podemos dizer que se trata da capacidade de um indivíduo em perceber e expressar suas emoções de maneira consciente. Significa que, em vez de simplesmente reagir às situações, a pessoa é capaz de “raciocinar emocionalmente”.
Segundo Paulo Vieira, inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo captar o mundo utilizando acertadamente na expressão de suas emoções tanto o hemisfério esquerdo cerebral, responsável pelo raciocínio analítico e racional, quanto o hemisfério direito do cérebro.
Quem sabe controlar as próprias emoções, entende o que se passa dentro da própria cabeça. Mas esse benefício vai além: ter controle emocional ajuda, também, a entender as atitudes e os sentimentos do outro.
Trabalhar as emoções desde cedo é fundamental. É o reconhecimento das emoções que irá nos auxiliar a compreendê-las, lidar melhor com as situações e o com aquilo que sentimos, solucionar conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento.
Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocionalObserve e analise seu próprio comportamento. ... Domine suas emoções. ... Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ... Aumente a sua autoconfiança. ... Aprenda a lidar com a pressão. ... Não tenha medo de se expressar. ... Desenvolva o sentimento de empatia. ... Coloque em prática a resiliência.
Colaborares com inteligência emocional conseguem aumentar a sua rede de relacionamentos, possuem maior capacidade de resiliência e auxiliam companheiros de trabalho. Essas pessoas geralmente apresentam mais facilidade na aprendizagem de novas tarefas e podem ocupar posições de liderança.
De acordo com a Rex Huppke, as nossas emoções no local de trabalho podem ter benefícios pragmáticos, como uma melhor cooperação entre os colaboradores e também um ambiente de trabalho mais feliz. A verdade é que somos humanos todos os dias e não apenas quando deixamos o nosso trabalho, no final de cada dia.
Os modelos de inteligência emocional abarcam quatro domínios:Autoconsciência – capacidade de reconhecer as próprias emoções.Autogerenciamento – capacidade de lidar com as próprias emoções.Consciência social – percepção de como o ambiente pode favorecer ou prejudicar o desenvolvimento das pessoas.
Os modelos de inteligência emocional abarcam quatro domínios: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relações. Nesses domínios, é possível encontrar 12 competências de inteligência emocional, que podem ser aprendidas e permitem um desempenho excepcional no trabalho.
Os 5 pilares da qualidade de vidaAlimentação saudável. Os alimentos são a fonte de energia de que precisamos para realizar nossas atividades diárias e abastecer a demanda nutricional exigida por nosso corpo. ... Relações sociais. ... Equilíbrio mental. ... Exercícios físicos. ... Qualidade de sono.
Controle das emoções ou autogerenciamento
O importante, no entanto, é não cair nas armadilhas do desespero. Essas situações podem impulsionar decisões equivocadas.
Qual a importância da prática de atividade física?
Quanto tempo pode durar um processo de rescisão indireta?
Quantos e quais são os subconjuntos de Z?
Qual o tamanho padrão de uma mala média?
Como elaborar um projeto de cabeamento estruturado?
Qual o diferencial das melhores empresas para se trabalhar?
Por que o sábado e o domingo não tem feira?
Como concatenar um array de string?
Como temperar de forma saudável?
Quem foi companheiro de batalha de Josué?
Quais as melhores marcas de inversores?
Porque os pássaros dormem em pé?