1 – O conflito se inicia pelo fato de Tadeu e Maria Angélica torcerem para times rivais. A situação piora quando seus times disputam a final do torneio. 2 – A passagem do tempo é percebida por meio de expressões adverbiais de tempo, como "no começo", "então", "no campeonato deste ano", "no último lance do jogo".
Conflito: trata-se do momento em que ocorre uma oposição entre os elementos da narrativa, resultando em uma tensão que organiza os fatos. O conflito instiga o leitor em relação à narrativa. Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima. É o ponto culminante do conflito.
Por definição, o clímax ocorre no desenrolar de um conflito, pouco antes do desfecho. É o momento mais difícil no percurso do herói, a crise mais iminente do protagonista, o ponto crucial do conflito, onde não se sabe para que lado a história penderá.
"A narrativa está presente em todos os tempos, em todos os lugares, em todas as sociedades, começa com a própria história da humanidade. (...) é fruto do génio do narrador ou possui em comum com outras narrativas uma estrutura acessível à análise". No texto narrativo a ação é o conjunto de acontecimentos que sucedem num determinado espaço e tempo.
Quando você for construir a narrativa, pode organizar o seu enredo de duas maneiras: É quando temos a apresentação das personagens, depois nos deparamos com um conflito, até que chega na parte do clímax e logo conhecemos o desfecho da narrativa. Desfecho (conclusão).
O filósofo buscou encontrar um ponto comum entre os diferentes tipos de narrativa existentes e esmiuçar a narrativa moderna. Para ele, o homem moderno perdeu a capacidade de narrar histórias, o que é grave para a sociedade.
A estrutura da narração é formada por começo, meio e fim. Podemos dizer, de forma mais técnica, que esse tipo de texto possui uma introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão – detalharemos cada ponto abaixo. Além disso, existem muitos detalhes que vão te ajudar a escrever um bom texto narrativo.