Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha crítica, a carta de solicitação/de reclamação, a carta de leitor.
Os tipos textuais ou tipos de textos se referem ao conteúdo dos textos e ao seu formato. Os gêneros textuais são formas variadas do texto. Eles têm a função comunicativa e surgem a partir das relações sociocomunicativas. Podem surgir gêneros textuais a qualquer momento, já um tipo textual, não. Não existe quantidade limitada.
São classificados em: texto informativo-expositivo (transmissão de informações) ou texto expositivo-argumentativo (defesa de opinião sobre um tema). Outros exemplos de textos expositivos são os verbetes de dicionários e as enciclopédias.
São classificados como textos narrativos: romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos, crônicas, novelas, piadas. A característica principal do texto descritivo é descrever algo ou alguém detalhadamente, de forma que o leitor consiga criar uma imagem mental do que é descrito.
Apresentação: trata-se da introdução do texto, onde são apresentadas algumas de suas principais características como o tempo, o espaço e as personagem que fazem parte da trama. Desenvolvimento: designa a maior parte do texto, onde são desenvolvidas as ações das personagens numa sequência de acontecimentos.
Quanto tempo dura o sangramento de escape?
O que é autorização de residência em Portugal?
Qual o cenário das perdas de água no Brasil?
Quem escolheu o nome de Jesus Cristo?
Como fazer um número elevado a 4 no Excel?
Como ver frequência cardíaca cachorro?
O que é uma palavra formada por Pré-fixação?
O que é revisão sistemática da literatura?
O que é mais caro platina ou ouro?