Apontadores/ Ponteiros/ Pointers
Como declarar ponteiros em C
A utilização de ponteiros em linguagem C é uma das características que tornam a linguagem tão flexível e poderosa. Ponteiros ou apontadores, são variáveis que armazenam o endereço de memória de outras variáveis. Dizemos que um ponteiro “aponta” para uma varíável quando contém o endereço da mesma.
Como imprimir Ponteiros em C. Imprima o valor do ponteiro . A seguir impressões instrução printf o valor do ponteiro para a tela : printf (" O valor do ponteiro é% d" , * thePointer );
Para acessar o conteúdo do endereço armazenado no ponteiro basta utilizar o operador '*' antes do nome do ponteiro. Considere o caso abaixo em que o valor da variável varX é alterado a partir do ponteiro.
Essencialmente serve para criar indireção. O que pode ser muito importante para resolver vários problemas da computação, conforme a resposta linkada. Então em vez de acessar um valor diretamente, você passa ter um endereço onde tem esse valor.
Em programação, um ponteiro ou apontador é um tipo de dado de uma linguagem de programação cujo valor se refere diretamente a um outro valor alocado em outra área da memória, através de seu endereço.
printf("Endereço de memória do ponteiro = %x", &ptr); Então, recapitulando, dentro de um printf() se utilizarmos: ptr estaremos acessando o endereço de memória associado ao ponteiro. Ou seja, o endereço de memória de uma variável.
É simples: ponteiros são muito úteis quando temos uma situação em que uma variável precisa ser acessada em diferentes partes do programa. Em um caso como esse o código pode ter vários ponteiros em diversas partes do programa apontando para uma variável específica.
Na verdade, a função não sabe que os endereços de memória são associados com a e b, mas ela pode modificar o conteúdo destes endereços. Portanto, passando um ponteiro para uma variável (ao invés do valor da variável), habilitamos a função a alterar o conteúdo destas variáveis na função chamadora.
Se for um ponteiro de inteiro, estamos dizendo: “Ponteiro, guarde esse endereço e os próximos 3, pois o inteiro tem 4 bloco”. Se for um double: “Ponteiro, armazene o primeiro endereço, e saiba que os próximos 7 blocos são dessa mesma variável.” Já explicamos sobre a relação dos ponteiros com os diversos tipos de blocos de memória, de cada variável.
Ponteiros são muito úteis quando uma variável tem que ser acessada em diferentes partes de um programa. Neste caso, o código pode ter vários ponteiros espalhados por diversas partes do programa, “apontando” para a variável que contém o dado desejado.
Um ponteiro pode ter o valor que é um endereço inválido . A macro NULL está definida na interface stdlib.h e seu valor é 0 (zero) na maioria dos computadores. Se um ponteiro p armazena o endereço de uma variável i , podemos dizer p aponta para i ou p é o endereço de i .
Ponteiros. A utilização de ponteiros em linguagem C é uma das características que tornam a linguagem tão flexível e poderosa. Ponteiros ou apontadores, são variáveis que armazenam o endereço de memória de outras variáveis. Dizemos que um ponteiro “aponta” para uma varíável quando contém o endereço da mesma.
Como se classificam os espelhos esféricos?
Qual é a classificação dos jogos de tabuleiro?
Como são classificadas as cooperativas?
Como se classificam os movimentos quanto à trajetória?
Qual a diferença entre a pneumonia bacteriana e viral?
Como se classificam os epitélios de revestimento de exemplos de locais?
Como se classificam os atos praticados pelos juízes?
Como podem ser classificadas as competências?
Como é feito o exame histopatológico?
Como entrar na Faculdade Federal de Lavras?
Como são classificados os museus?
O que é ser uma pessoa pra frente?
Qual a classificação das raízes quanto ao habitat?
Quais os tipos de antropometria existentes :?
O que é resiliência e como desenvolver?