Como implantar o job rotation
Método introduzido no Brasil pelas multinacionais e utilizado principalmente nos cargos de estagiário e trainee, o job rotation (ou rotação de emprego, do inglês) é uma prática de rodízio de trabalho em que o funcionário atua em diferentes funções por um período determinado.
O job rotation é muito usado na formação de lideranças e em processos de estágio e trainees para identificar novos talentos, e tem como principal objetivo o aprendizado e o desenvolvimento dos profissionais para futuros desafios.
Pesquisas mostram que um número maior de empresas utiliza a rotação de cargos para treinar seus membros e colaboradores. As empresas que tendem a usar a rotação de posições tendem a ser empresas inovadoras e bem sucedidas, com alto índice de crescimento e desenvolvimento.
Os recém-formados recebem tarefas. Cada uma tem a duração de seis meses e envolve o trabalho em áreas diferentes da empresa. No fim do programa, os treinees estão aptos a trabalhar em diferentes departamentos e ainda conhecem o funcionamento do negócio holisticamente.
O rodízio de tarefas é uma das ferramentas da ergonomia para evitar movimentos repetitivos que possam causar danos ao trabalhador. Para isso, o conceito é bem simples: basta que os colaboradores troquem de função depois de um determinado período de tempo.
O treinamento on-the-job é aquele em que um colaborador aprende competências no próprio posto de trabalho. Esse modelo é geralmente conhecido por ser aplicado aos trainees que, ao serem contratados, passam um determinado período em diversas áreas da empresa, a fim de entender as particularidades do setor.
A palavra “job” vem do inglês e seu significado é trabalho. O termo remete a uma posição remunerada, uma ocupação, um cargo ou um emprego regular. ... Assim, um job é a designação de atribuições específicas, como fazer um texto para uma marca ou montar um layout para o cliente.
Rotação de Cargos Nesse tipo de método, o que ocorre é a movimentação de pessoas em várias posições na empresa, a fim de ampliar suas habilidades, conhecimentos e capacidades. Tal método pode ser tanto vertical quanto horizontal.
Ainda, o job rotation pode dar a possibilidade dos colaboradores identificarem novas habilidades e de adquirirem experiência assumindo novas responsabilidades, ampliando suas demandas e adicionando variedade ao trabalho.
Nem tudo são flores, no planejamento e na execução do job rotation. Afinal, os recursos alocados nessa prática devem ser analisados friamente. Se os resultados não mudam com as rotações e apenas agregam mais investimentos nesse período de transição, o job rotation deixa de ser um diferencial, tornando-se um custo.
Esse processo de rotação é muito comum em programas de estágio e trainee, como acontece na Infoglobo, empresa pertencente ao Grupo Globo e que hoje publica, entre outros exemplares, o jornal O Globo e o Valor Econômico.
Qual a sensação de taquicardia?
O que é preciso para uma cidade ser considerada?
Qual a diferença entre fração própria e imprópria?
O que quer dizer a palavra Kadosh?
Qual é o lado ruim do escorpião?
O que é Gestão de cooperativas?
Como saber se uma pessoa é seu amigo de verdade?
Qual bioma apresenta a maior reserva de água doce do mundo?
Com quantos meses o bebe pode comer?
O que visitar em braga num dia?
Em que o Brasil é o maior produtor mundial?
O que significa ONGs no Brasil?
Quantos ml precisa para fazer 1 litro?