Dependendo da sua função, elas são classificadas em:
Recursos estilísticos da poesia: figuras de linguagem
As figuras de linguagem consistem em “fugas” discursivas da língua, uma vez que nem sempre uma ideia pode (ou precisa) ser comunicada literalmente. A criatividade humana permite uma comunicação fluida e que, muitas vezes, não se adapta à literalidade ou à realidade palpável do mundo.
São as seguintes: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.
26 Tipos de figuras de linguagem 📋
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.
Poema de Camões: antítese. Poema de Bandeira "A estrela": prosopopeia....
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
As figuras de linguagem são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo. Veremos, separadamente, cada uma das figuras de linguagem mais usadas em textos literários, jornalísticos e publicitários.
Figuras de Linguagem. Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. Dependendo da sua função, elas são classificadas em: Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras.
Dependendo da sua função, elas são classificadas em: Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe. Figuras de sintaxe ou construção : interferem na estrutura gramatical da frase.
As figuras de oposição relacionam elementos divergentes, com significados distintos. Ao realizar a interpretação, entendemos que as palavras têm significado figurado, ou seja, não literal. 9. Paradoxo O paradoxo cria uma mensagem que parece absurda.
Como ter renda em uma chácara pequena?
O que é preciso para montar uma empresa de software?
O que é preciso para montar uma fábrica de Pré-moldado?
Como se forma uma frase em coreano?
O que eu preciso para montar uma fruteira?
O que é setor de construção civil?
Como criar uma ficha de tormenta?
Como montar uma floricultura do zero?
O que é a farmácia comunitária?
Como montar uma fábrica de marmitex de isopor?
Qual melhor adubo para cactos?
Como ser franqueado da Jadlog?
O que é preciso para abrir uma floricultura?
Como usar fertilizante na planta?
O que tomar para ganhar massa magra e perder gordura?