Cobra-cega: anfíbio desprovido de patas. As cobras-cegas, ou cecílias, são animais da Classe Amphibia, de uma Ordem chamada Gymnophiona. Tais indivíduos, de corpo cilíndrico e alongado, não possuem patas e, diferentemente das serpentes e anfisbenas (cobras-de-duas-cabeças), há ausência de escamas.
Portanto, a cobra-cega não seria perigosa ou nunca foi considerada como tal. O que já se sabia é que elas secretam uma substância através da pele que as deixa mais viscosas e que também possuem grande concentração de glândulas de veneno na pele da cauda, como forma de defesa passiva de predadores.
Esse nome, cobra-cega, é dado porque o corpo de tais animais é comprido, alongado e sem patas, tal como as serpentes . ... A maioria das espécies de cobras-cegas vive enterrada no solo (são, portanto, fossoriais) e, graças à cabeça bem dura que possuem, podem escavar galerias usando essa parte do corpo.
Da mesma forma que ela parece uma cobra mas não é, ela também parece muito um anelídeo (grupo das minhocas), mas não é. A semelhança se dá porque além de possuir um corpo parecido, a cecília também possui anéis em volta do seu corpo. Porém, os anelídeos são animais invertebrados, e a cecília é vertebrada.
Já as glândulas de veneno predominam na região da cauda, o que faz sentido: enquanto a cabeça conta com boca e dentes para se defender, a porção posterior do animal está indefesa diante das mordidas de um predador. Assim, o animal que se aventurar a abocanhar a cobra-cega por trás acaba ingerindo substâncias tóxicas.
7 dicas para evitar cobras em seu quintal ou casa
Algumas cobras se alimentam de sapos, outras consomem peixes doentes e outras comem insetos e roedores. Se sua casa está infestada com tais animais, as cobras logo virão. Um lago de peixes em seu quintal pode facilmente atrair certos tipos de cobras d'água. Cobras também amam todos os tipos de ratos e esquilos.
Esses animais vivem em todas as regiões tropicais, menos na Oceania e na República Malgaxe. São bastante difíceis de observar e estudar. Vivem em redes de túneis a 90 cm ou mais de profundidade, alimentando-se de moluscos, vermes e até cobras pequenas.
Cobra-cega | Fauna | G1. Distribuição: É encontrada em todo continente Sul-Americano. Alimentação: Pequenos invertebrados e artrópodes, como minhocas, larvas e insetos. Reprodução: Espécie ovípara, faz postura uma vez por ano.
Siphonops annulatus
A cobra-cega, Siphonops annulatus. Siphonops annulatus possui hábitos fossoriais, assim como a maioria das espécies de Gymnophiona (há também espécies aquáticas).
Mas também há exceções em ambos os casos. Existem cerca de 2 500 espécies de cobras, das quais cerca de 260 são encontradas no Brasil.
A identificação mais precisa de uma cobra venenosa está nesse pequeno orifício entre os olhos e as narinas, chamado fosseta loreal. Mas há uma exceção à regra: a venenosa coral não apresenta esse traço
Que as cobras produzem veneno, todo mundo sabe. Mas nem todas elas são capazes de passá-lo para a vítima na hora da picada. É com as que fazem isso que devemos nos preocupar - elas são chamadas de peçonhentas. Existem quatro tipos no Brasil: jararacas, surucucus, cascavéis e corais.
A diferenciação correta entre cobras peçonhentas e não peçonhentas é essencial para saber como agir no caso de uma picada. Não existe uma característica única que garanta a identificação. Deve-se analisar, em conjunto: -presença de fosseta loreal (órgão que se apresenta como dois pequenos "buracos" no focinho),
Qual palavra pode substituir viável?
Onde se originou o Romantismo?
Como controlar os exames periodicos?
Quanto tempo leva para restaurar sistema do Windows 10?
Como o Banco do Brasil ajuda o meio ambiente?
O que o locador não pode exigir?
Como bloquear álbum de Fotos no iPhone?
O que é avaliação contínua e cumulativa?
Como deve ser o programa de vigilância epidemiológica de infecção hospitalar?
Como é dividida e estruturada a educação básica no Brasil?
Quanto tempo deve tomar bisoprolol?
Quem é o maior artista do Brasil 2021?
Quando o verbo ser vai para o plural?
Qual o melhor exame para detectar câncer nos ossos?