FEZES EM FITA E FEZES FINAS Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).
Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência mole, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada, sendo semelhante a uma salsicha. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.
Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.
Perda de sangue nas fezes, alteração persistente dos hábitos de funcionamento do intestino com prisão de ventre ou então diarreia, dores abdominais frequentes, sensação de que o intestino não esvazia, perda de peso e cansaço sem razão aparente.
"Na verdade, tanto fezes muito líquidas como endurecidas podem estar associados a doenças infecciosas, parasitárias, inflamatórias ou mesmo neoplásicas (tumores). Por isso, se uma alteração no hábito intestinal perdurar, é preciso procurar um gastroenterologista para que o problema seja investigado", indica Barbutti.
As fezes escuras normalmente surgem quando existe sangue digerido na composição do cocô e, por isso, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo, especialmente no esôfago ou no estômago, provocado por úlceras ou varizes.
"A consistência ideal é de pastosa a moldável, devendo se adaptar ao canal do ânus sem machucar", completa Guilherme Andrade. É certo que o cheiro das fezes não é dos mais agradáveis, uma vez que as bactérias do intestino geram compostos sulfurosos após digerir os alimentos.
As fezes do tipo 3, 4 e 5 são consideradas ideais, pois ultrapassam o esfíncter anal sem esforço ou trauma. Agir pela alimentação A ingestão de fibras aumenta o volume fecal e funciona como uma cola, que mantém as fezes agregadas, formadas e não fragmentadas, facilitando o trânsito intestinal.
O que fazer. Ao identificar a presença de sangue nas fezes, deve-se procurar um médico gastroenterologista para avaliar a causa do sangramento. Em geral, são prescritos exames de fezes, endoscopia e colonoscopia para verificar a presença de alterações no esôfago, estômago ou intestino.
Também é recomendado realizar a partir dos 50 anos, mesmo que não haja sintomas ou não se perceba o sangue nas fezes, a realização da pesquisa de sangue oculto nas fezes com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de intestino. Veja como é feita a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Esta informação foi útil?
Como virar um Pro Player FIFA?
Qual a diferença entre absorção e biodisponibilidade?
O que mais dá lucro para vender na praia?
O que dá para fazer com 100 mil reais?
Quais os tipos de infecção intestinal?
O que uma pessoa com TDAH deve evitar?
Quando a pessoa transpira muito o que pode ser?
Qual a mulher que ganhou 10 filhos?
O que são ruas paralelas e concorrentes?
Quanto custa ter uma contadora?
O que é que um instrumentista faz?
Para que serve chá de alecrim na Umbanda?