"As questões mais fáceis do Enem costumam apresentar uma aparência mais tradicional, mais curtas e diretas. Questões sobre propriedades da matéria e separação de misturas, interações moleculares e identificação de grupos funcionais em cadeias orgânicas, geralmente são mais simples e objetivas", explica Danylla Teles.
O professor de biologia Raul Cordeiro, de 25 anos, foi um dos que elegeu a matemática como disciplina mais difícil, e cita uma questão sobre porcentagem que levou mais tempo para responder. "Isso me matou nessa prova, foi a matéria que tive mais dificuldade."
O Inep (órgão responsável pela aplicação do Enem) classifica as questões do exame em fáceis, médias e difíceis. Em cada prova objetiva com 45 questões, você encontra: 25% de questões de grau fácil (cerca de 11–12 perguntas fáceis) 50% de questões de grau médio (cerca de 22–23 perguntas médias)
Como chutar questões do Enem – 10 dicas
"O ideal é começar lendo o enunciado, ou seja, a frase que antecede as alternativas. Assim, o candidato poderá saber se é um assunto ou tipo de questão que ele domina ou não. Caso ele veja que não se trata de algo simples e que pode levar muito tempo, é interessante pular e deixar mais para o final da prova", diz.
Confira abaixo, de acordo com a numeração da prova azul:
Durante o Ensino Fundamental, a matemática corresponde a 60% das dificuldades dos alunos. As ciências representam 20%, português 10% e os outros 10% dividem-se entre história e geografia. Já no Ensino Médio, 35% das dúvidas são de física, seguida de perto pela matemática, com 30%.
45 questões
Quais matérias são cobradas em cada dia? Como dissemos, o Enem é composto por 4 provas, além da redação, e cada uma tem 45 questões de múltipla escolha, com enunciados longos, interpretação de dados, tabelas, textos e gráficos em quase todas elas.
Se estiver sem tempo para resolver a questão, bata o olho no título do texto, na legenda, e na frase que contém a pergunta. Assim, você terá uma temática mais definida para saber onde chutar. Outra artimanha dos autores das questões do Enem é colocar em uma mesma alternativa, informações verdadeiras misturadas com falsas.
O Enem é a prova do politicamente correto, pois tem um alcance nacional e é criada em nome de uma nação. Sendo assim, não pode nem pensar em ferir os direitos humanos ou a ética. Ele sempre traz temáticas que trabalhamos desde o jardim de infância, como “o meio ambiente” e “a boa alimentação”.
Em geral, as questões do Enem têm uma estrutura específica. Começam com um texto, um gráfico ou uma imagem que contextualiza ou apresenta a situação-problema a ser resolvida e, na sequência, há um comando final antes das alternativas. “A dica é ler primeiro o comando da questão.
“Assim como as outras áreas do Enem, as questões de exatas também avaliam a competência leitora dos estudantes. Sendo assim, a principal dica é uma leitura atenta, pois muitas questões de exatas podem ser respondidas sem nenhum cálculo, mesmo aquelas com muitas informações numéricas”, acredita o professor Espiritu Santo.
Qual tipo de íon presente no sal é responsável pela alteração da coloração da chama?
Para que serve Facebook Analytics?
Como os animais ajudam no tratamento de doenças?
Como é produzida a eletricidade estática?
Como usar o Flash vídeo Downloader?
Quais os fatos que autorizam a consignação em pagamento?
Tem como usar Facetune em vídeo?
Como a bactéria pode se reproduzir?
Como entrar no Google sala de aula pelo celular com o e-mail institucional?
Quanto tempo pode ter relação depois de tomar anticoncepcional injeção?
Para que serve Breath freshener?